sexta-feira, 10 de maio de 2013

"Sonda-me, Senhor". Um Pedido Ou Uma Fuga?



"Sonda-me, Senhor"

Sonda-me Senhor É Uma Vontade Sincera Ou Uma Transferência De Responsabilidade Pessoal?


São diversos os louvores que entoam essa expressão de sondagem da parte de Deus por aquele que deseja ser mais espiritual. Ao observar as Escrituras, porém, fica fácil compreender que meditação faz parte sim da vida cristã. Alguém desejoso de ter uma caminhada devocional a ponto de galgar os degraus da fé precisa se entreolhar sob a luz das Escrituras Sagradas. Seria, então, a repetição do tipo de louvor citado uma espécie de transferência de responsabilidade pessoal? Afinal, não há maneira de se realizar esse exercício se o nível de leitura é raso. Como, então, essa auto-sondagem poderia ser feita e o que ela poderia revelar?

3 Maneiras Básicas De Sondar O Próprio Eu 

1) Sempre à luz da Bíblia

Eu acredito que se você tem problema com isso deveria se esforçar para superar tal dificuldade, já que do contrário a lâmpada para os seus pés estará permanentemente apagada. Desconhecimento das Escrituras leva desconhecimento da vontade, dos atributos e dos fundamentos de Deus. É se expor a toda sorte de experimentalismo como base de sustentação. É alimentar o engodo do coração e não expô-lo ao amargo da verdade. Portanto, leia os versículos e compare-os com o seu momento de vida, seus traços de personalidade e seus sentimentos atuais. Perceberá que tem coisas que não precisa Deus te sondar para você saber que está errado!

2) Evolução

Em Salmos está escrito que o caminho do justo é como a aurora. É uma crescente. Se você constatar que está caminhando em círculos precisa parar. Talvez os anos estejam se passando e seu progresso passa por coisas que o dinheiro compra ou que o talento natural conquista. Isso não é evolução. Quanto do caráter de Cristo você absorveu desde a sua conversão? Que defeitos têm superado? Quais coisas você seria incapaz de fazer e, hoje, consegue sendo elas totalmente contrárias à sua natureza? Quanto do teu entendimento foi aumentado em termos de interpretação bíblica? Quanta coisa nova você aprendeu sobre a pessoa de Jesus Cristo?

3) Imagem 

Que tipo de imagem você tem refletido para as pessoas de fora? Tudo bem, de repente, você já parou de fumar, de beber... essas coisas todo mundo já notou, mas, o que elas pensam agora? Que você desde que entrou pra igreja está um chato? Que não tem mais tempo pra nada, só pra igreja? Que não tem mais assunto? Ah, mas, estão te ensinando que é assim mesmo, pois, quem tem amizade com Jesus não pode ter amizade com o mundo e coisas desse tipo. Tá bom, porém, uma passada nos evangelhos ajuda a entender que esse mesmo Jesus era bastante sociável (pois que seu primeiro milagre foi numa festa de casamento). Se você tem duvida quanto a esse tópico, converse na boa com a sua mãe, com as pessoas mais próximas de você, que te amam de verdade e não se absterão em falar a verdade na lata. Faça isso e dependendo do resultado, recomece independentemente do tempo de conversão. Não desperdice sua vida!

Meu desejo é que você possa se sentir ajudado com esse post e não se confunda nas orações. Sonda-me Senhor é um pedido justo, inteligente e humilde, mas que não seja uma fuga da responsabilidade pessoal enquanto cristão.

Permaneçamos firmes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados