domingo, 5 de maio de 2013

O Que É Autoridade Espiritual [Pr. Ariovaldo Júnior]





APRESENTAÇÃO, PRODUÇÃO E EDIÇÃO
Ariovaldo Jr – contato@bibliafreestyle.com.br

BÍBLIA FREESTYLE
Um capítulo por dia, todos os dias, na linguagem que você fala.
www.bibliafreestyle.com.br

SITE PESSOAL, CONTATOS PARA PREGAÇÕESOU PALESTRAS DESMOTIVACIONAIS
www.ariovaldo.com.br

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Igreja Manifesto – www.igrejamanifesto.com.br
Crentassos – www.crentassos.com.br
Instant Silvio – www.instantsilvio.com
Pocoyo – www.pocoyo.com/pt
The Pirate Bay – thepiratebay.sx

TRILHA SONORA
Europe – Rock The Night
Guardian – Power Of Love

O QUE É AUTORIDADE ESPIRITUAL [PR. ARIOVALDO JÚNIOR] - Meus Comentários

 

Esse vídeo é tão enriquecedor em minha opinião que certamente não conseguirei comentar em apenas um post. Mas, vamos lá:

1) Está escrito em 1 João 2.27: "E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine [...]". Isso mostra o quão distante milhares e milhares de neopentecostais estão distantes da doutrina bíblia, porque, em sua maioria (não que nas outras vertentes evangélicas não aconteça) dependem de bengalas para andar espiritualmente. São submetidos e se submetem a um sistema de dependência da liderança fugindo da responsabilidade de buscar o conhecimento. Não sabem que depois de Deus, a pessoa a quem se deve prestar contas e a si mesmo. São néscios!

2) Sobre autoridade delegada. Isso é uma realidade que jamais ouvi alguém ensinar. Não é de fácil entendimento nem para uma ovelha comum. Eu já tive cargo de líder e o que mais ouvia durante esse tempo eram a sugestão de chamar fulano para conversa. Isso vinha tanto de quem estava acima, quanto de quem estava abaixo e, muitas vezes, com a mensagem subliminar "VOCÊ é o líder" (alguma coisa do tipo, vai lá e resolve...). O que ninguém entendia e eu me perguntava era: esse fulano me vê como um líder? Porque se convivemos já algum tempo e eu preciso ficar provocando fulano para ele se abrir comigo, alguma coisa está errada - ou simplesmente nada está errado. Ele apenas não tem afinidade comigo e isso de maneira nenhuma é desrespeito ou insubmissão. Sempre deixava claro que quem tivesse outra pessoa com a qual se identificasse mais, ora, que caminhasse junto, que compartilhasse seus medos e dúvidas, sem problema nenhum. Quem me dera todos profetizassem... parafraseando Moisés.  

2.1) Ainda sobre autoridade delegada, é perfeita a fala do pr. Ariovaldo, "Se você disser, ei cara, me ajude! Aí, então, eu vou te ajudar". Oxalá, todos tivessem esse discernimento. O problema é que líderes manipuladores martelam o desprezo pelo conhecimento "secular" na mente dos indoutos e futuros líderes. Pra quê? Pra que eles aprendam errado e ensinem igualmente errado. Igrejas que trabalham em pequenos grupos (células, grupos familiares, grupos de crescimento, grupos de comunhão etc.) permitem barbáries porque quem está de frente se acha no dever  de saber tudo sobre os liderados e intervir em tudo. Não param pra pensar que podem estar sufocando a ovelha quando a única coisa que ela deseja é estar ali e ouvir, apenas isso. Eu já tive liderados que eu sabia estarem todo "cagado", mas, irmão, na boa, você acha que eu pular o muro da privacidade. A vida é de cada um. Se o cara sai do culto domingo à noite e chega em casa segunda de manhã, é direito dele. A sua falta de iniciativa demonstra seu desinteresse por mudança. Óbvio, talvez, você retruque que existem pessoas e pessoas, nem sempre o liderado vai procurar por causa da timidez e tudo mais. Por outro lado, aí, cabe a sabedoria que advém com tempo de trato com o ser humano. Mais vale o líder se fazer e dar a entender que está sempre online, que está ali disponível e quando o liderado precisar e quiser, pode contar!

Continua... CLIQUE AQUI.

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados