quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Série Discernimento #01: Jogue Com A Necessidade Das Pessoas De Acreditar Em Algo



Esta postagem é sequencial integrando a coleção Como Ter Discernimento Espiritual - A Série. Clique Aqui para entender o contexto e o intuito do texto abaixo.



LEI 27 - Jogue com  a necessidade que as pessoas têm de acreditar em alguma coisa para criar um séquito de devotos.



JULGAMENTO

As pessoas têm um desejo enorme de acreditar em alguma coisa. Torne-se o foco desse desejo oferecendo a elas uma causa, uma nova fé para seguir. Use palavras vazias de sentido, mas cheias de promessas; enfatize o entusiasmo de preferência à racionalidade e à clareza de raciocínio. Dê aos seus novos discípulos rituais a serem cumpridos, peça-lhes que se sacrifiquem por você. Na ausência de uma religião organizada e de grandes causas, o seu novo sistema de crença lhe dará um imensurável poder.


ALGUNS TÓPICOS DA LEI

* Na busca, necessária, de métodos para obter o poder com o mínimo de esforço, você verá que a criação de um séquito de devotos é o mais eficaz. Ter um grande séquito abre inúmeras possibilidades de trapaça; não só eles o adorarão, como o defenderão de seus inimigos e assumirão voluntariamente o trabalho para atrair outros para o seu novo culto. Este tipo de poder o elevará a uma nova esfera: você não terá mais de se esforçar ou usar de subterfúgios para impor a sua vontade. Você é adorado e não erra.

* Seja vago, seja simples.

* Disfarce sua fonte de renda.

* Estabeleça uma dinâmica nós-versus-eles. Primeiro, certifique-se de que seus seguidores acreditam que participam de um clube exclusivo, unidos por uma mistura de objetivos comuns a todos. Depois, para reforçar esta união, crie a ideia de um inimigo traiçoeiro disposto a acabar com vocês. Existe um exército de infiéis que farão tudo para deter você. Qualquer forasteiro que tentar revelar a natureza charlatã do seu sistema de crença pode agora ser descrito como um membro desta força traiçoeira. Se você não tiver inimigos, invente um. Achando um judas para malhar, seus seguidores ficarão mais unidos e coesos. Eles têm uma causa em que acreditar, a sua, e infiéis para destruir.


APLICAÇÃO NO UNIVERSO EVANGÉLICO

- segurança espiritual não em Cristo Jesus, mas na "minha cobertura espiritual";

- ênfase nos feitos do líder, afinal, ele pagou o preço por amor a você, para que hoje, você pudesse estar nessa igreja grande e confortável;

- apelo emocional: aqui você é cuidado, aqui você tem pastoreio. Honra a quem tem honra, amém?

- repetição de expressões do tipo "paistor" e "paipóstolo";

- repetição demasiadamente maçante e exacerbada de ensinos do tipo seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais. Seja submisso às autoridades espirituais.

Foto de domínio público.  "Você é adorado e não erra".
Continua...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados