sexta-feira, 23 de março de 2012

Como Organizar As Finanças Pessoais. Dica #3: Respeite Seu Limite

Quando se utiliza algum método de controle orçamentário, é possível estipular os limites dos gastos domésticos. Os números mostrarão os vazamentos e darão idéia das medidas a serem tomadas para estancá-los! Com os exageros à mostra, seguem-se os cortes e a redistribuição racional dos recursos. É isso mesmo, meu caro, lide com sua finanças como se você fosse uma empresa ou continue patinando em meio a contas atrasadas.

Se você estipula que vai gastar "x" reais no supermercado, sabe que para isso, talvez, tenha que abrir mão de algumas marcas-prêmio de certos produtos. A diferença de um real em cada item até parece pouco isoladamente, mas não é assim quando se chega no final do mês. Da mesma maneira agirá com o que gasta em lazer, roupas e presentes. Não se trata de uma abstinência beirando a avareza, porém, uma administração otimizada dos recursos devendo-se levar em conta qualidade de vida e objetivos a curto prazo.

Pense. As prestações das compras de Natal ainda constam na fatura do cartão de crédito engordada pelo material escolar do filho. Ainda assim, a grande massa não vai querer passar em branco na Páscoa e dá-lhe a comprar ovos de todos os tipos e preços. Só que no outro mês é dia das mães. E assim, a classe média, principalmente, faz do seu dinheiro uma marionete do mercado e a culpa é do patrão que não dá aumento, do governo, do gafanhoto etc.

As pessoas fazem dívidas e compras a prazo sem antes terminarem de pagar os compromissos já existentes. Acabam se enrolando e pagando juros em cima de juros, pegando dinheiro emprestado aqui e ali, porque, alegam ser insuficiente o que ganham. Sempre será, porque, gastam mais do que recebem. Estão vivendo sempre no limite ou fora dele por ignorância e desleixo. Como eu já disse outras vezes, não há dízimo e oferta que dê jeito. Quando se faz um teto orçamentário, sabe-se até aonde se pode ir.

Você não deve terminar o mês sem ter sobrado nenhuma quantia. Não importa o quanto - se está começando o exercício de disciplinar seus gastos para uma vida financeira saudável. Seu perfume tem que ser realmente o importado? Você realmente precisa de um celular novo? Fica chato passar as datas comemorativas sem dar nenhuma lembrancinha? Chato mesmo é chegar no fim da vida e depender de aposentadoria e hospital público, meu caro. Portanto, comece agora a tomar as rédeas de seu orçamento doméstico. Sua família agradece.

Porque a sabedoria serve de sombra, como de sombra serve o dinheiro... Ec 7.12

Compartilhe
Bookmark and Share


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados