sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Como crescer espiritualmente com Deus trabalhando feito um louco?


Poderia ser o desemprego uma benção? Depende. Não me recordo de ter tanto tempo disponível para buscar a Deus quanto na época em que não tinha um emprego. Essa falta é algo que detona a auto-estima de qualquer um, a sensação de estar fora do contexto social e de inutilidade mina o vigor espiritual, é verdade. Por outro lado, quando se gasta de 10 a 15 horas por dia entre condução e jornada de trabalho, logo vem a pergunta de uma mente cansada: como crescer espiritualmente com Deus trabalhando feito um louco?



Na viagem 

Se você utiliza transporte público e tem a chance de viajar sentado, aproveite. Dependendo da distância é possível fazer uma leitura bíblica, ouvir um devocional e ainda tirar um merecido cochilo. Melhor do que ficar olhando a paisagem que você já decorou de trás pra frente ou ficar conversando consigo mesmo aquelas conversas que não chegam a lugar nenhum. Se você tem seu próprio veículo, pode utilizar bons arquivos em Mp3 e ouvir o seu pão diário. Da mesma forma, quem usa o coletivo e viaja em pé.



No trabalho

Alguns privilegiados têm acesso liberado à internet incluindo as redes sociais. Aí, não tem desculpa! Não desperdice sua oportunidade de ouro com infindáveis Curtir/Compartilhar... Existem textos muito edificantes, sem falar nos vídeos de até 10 minutos que possuem profundas lições bíblicas e estão espalhados pela web. Clique certo e se instrua!

Talvez, sua atividade não lhe permita nem piscar e a única coisa que você deseja ao chegar em casa é tomar banho, comer e dormir. Tudo bem, o cansaço realmente fala mais alto, portanto, seja breve, mas, consistente. Não precisa fazer uma oração longa nem querer ler o Salmo 119 de uma vez antes de dormir. Se fizer qualquer leitura, que seja depois do banho, mas antes do jantar. Uma boa dica são aqueles livros que contém devocionais diários - só atente para não fazer deles uma caixinha de promessas. Melhor do que a quantidade de texto lida é a reflexão que ele promove. Idem para quem trabalha e faz faculdade.

Nessa roda-viva do mundo moderno, as mulheres são as que mais perdem, porque depois do emprego ainda tem o ofício de esposa-mãe-doméstica. Aí complica, porque, além do corpo cansado, a mente está cansada e, quando não, está em outro lugar. Esse é o x da questão. Aonde está a mente, está o coração e onde está o coração, aí está o seu tesouro. Não adianta só ficar na querência e dizer que se tudo fosse diferente, aí sim você teria como ler a Bíblia, orar e crescer espiritualmente com Deus. Dê um passo à frente e tenha atitude! Abuse dos recursos áudio-visuais - afinal, você pode ouvir uma bela mensagem enquanto faz uma tarefa de casa. Não apenas isso, mas, inclusive desenvolver o hábito de oração enquanto prepara uma refeição, por exemplo. Tenha uma NVI [Bíblia na Nova Versão Internacional] em mãos, pois, tentar uma meditação na Palavra, sábado de tardezinha depois do almoço, lendo "abri-ser-vos-á" não rola mesmo!!! Seja breve, mas consistente. Devagar também é pressa!

Longe de mim querer ditar a dinâmica da vida de cada um. Minha intenção é levá-lo à reflexão e mostrar-lhe que por pior que seja a rotina de trabalho, crescer espiritualmente com Deus ainda é possível. A leitura da Bíblia é insubstituível para quem tem esse desejo, só que, hoje, temos recursos que servem para nos manter conectados no Reino de Deus e, às vezes, não percebemos. Que ela aconteça semanalmente ou diariamente, de capítulos completos ou apenas versículos, na própria Bíblia ou livros devocionais ou por meio de pregações, enfim, decida você mesmo. Saia da querência... Decida crescer espiritualmente com Deus mesmo trabalhando feito um louco!

Permaneçamos firmes!

Bookmark and Share



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados