segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A segurança espiritual começa com uma boa teologia


E não se trata de cursar uma boa faculdade, frequentar uma boa escola bíblica dominical ou ter um bom discipulador. Todas essas coisas são muito importantes, porém, o entendimento correto precisa ser aplicado ou não passa de falácia. Ele precisa ser experimentado, vivenciado, recordado no dia-a-dia; característica chave do discipulado de Jesus Cristo, o qual nunca poupou os seus das probabilidades desfavoráveis.

Uma canção do Legião Urbana, Há Tempos, diz  "Parece cocaína, mas é só tristeza". O poeta e sua alma triste conhecia o contorcionismo em busca da felicidade ou simplesmente de se evitar o mal. A fuga do desfavorável te leva tão longe para no final de tudo chegar exatamente de onde se partiu. Isso me faz pensar que o tipo de teologia que se vê, que se prega e que se pratica pode produzir o mesmo efeito.

Porque é exatamente isso que ventos de doutrina promovem: negação do desfavorável ou aceitação do mesmo como um sinal de futura vitória. O maior pregador que já existiu não nos prometeu isso, apenas nos disse para sermos motivados diante de um revés [Jo 16.33]. Jesus no Getsêmani não aceitou o cálice porque sabia que lá na frente a vitória seria certa. Bastando cada dia o seu mal, Ele praticou aquilo que tanto ensinava. 

É isso que as historinhas de boi-tá-tá não conseguem gerar nos seus adeptos; ao contrário, depois de campanhas disso e daquilo e um problema não resolvido, é aquela chatice! Deus me abandonou! Onde estava Deus? Ora, ora, a segurança espiritual começa com uma boa Teologia porque no dia da angústia por maior que a angústia seja será possível ser grato pelos irmãos que nela nascem [Pv 17.17]. A prática da boa Teologia não deixará desperdiçar o luto, antes, nele, mostrará o sentido da vida e sua brevidade [Ec 7.2].

Desta forma, curta o seu momento. Não evite-o, nem mesmo queime a mufa procurando os porquês. Apenas curta o momento e vê se tua teologia te tem algum proveito. Não se trata dos outros - deixa os outros - mas sim, se tua percepção da situação é uma percepção cristocêntrica. Caso conclua que não, você está em perigo! A segurança espiritual começa com uma boa teologia, então, aproveite já para levantar a sua tenda e edificá-la sobre a Rocha. Isso não vem com livros, mas primordialmente com quebrantamento e com Cristo.

Permaneçamos firmes!

Achou o artigo de utilidade pública? Compartilhe clicando em SHARE, Curtir ou comente pelo Facebook.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados