quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

UFC 142 e o belo testemunho de um não protestante




Sábado, dia 14/01/2012, aconteceu mais uma edição do UFC Rio (UFC 142) - sem dúvida, uma das melhores até então. Tanto pelo nível técnico dos lutadores, tanto pelos nocautes inusitados, o evento daquele sábado trouxe mais popularidade para o esporte que cresce a galopes, no Brasil. Algumas manifestações religiosas puderam ser vistas por parte de alguns lutadores, mas, o testemunho que mais me chamou a atenção foi de um não cristão protestante.

Numa das lutas, Érick Silva - pupilo de Anderson Silva - nocauteou seu oponente em apenas trinta segundos de forma avassaladora. Foi incrível! Lembrou o Vítor Belfort aos 19 anos nocauteando Wanderley Silva. Só não foi melhor porque espantosamente o árbitro [brasileiro] Mario Yamasaki decidiu desclassificar  Érick sob alegação de golpes ilegais. Todos se mostraram chocados, inclusive, Dana White, o presidente do UFC. Mediante a isso, ele decidiu que o lutador brasileiro receberia a bolsa [premiação] integralmente como se tivesse ganho a luta.

Essa foi uma manifestação incomum de hombridade. Reconhecer o erro do juiz foi ser verdadeiro e pagar a premiação ao lutador foi agir com justiça. Até aonde se sabe, Dana White não é um cristão protestante, mas naquele momento usou de equidade. E, por que isso me chamou tanto a atenção? Porque se ele fosse crente e brasileiro, os evangélicos estariam jogando confetes e chamando a atenção para a bela atitude do irmão. Seria mais um merchan religioso que glorificaria o nome de quem?

Afinal de contas, bom senso não é privilégio de cristão. Nem moral, nem bons valores, nem coisas que uma boa educação familiar geram no ser humano. Essa ressalva é para que você não se acovarde na sua timidez e interprete equivocadamente quando ouve dizerem que "às vezes, o testemunho fala mais alto do que palavras". Sob este pretexto, alguns se abstém de verbalizar o Evangelho crendo que seu bom comportamento vai converter alguém... Se assim o fosse, Jesus não mandaria ir e pregar!

É difícil imaginar que existe momento e maneira propícios para isso? Creio que não! Portanto, não sejamos piegas e pensemos que estamos levando o Evangelho só porque falamos Jesus como um mero substantivo repetidas vezes. Por outro lado, que não nos gloriemos de nossas boas ações, porque de boas ações o mundo está cheio, inclusive no MMA. Se for apenas para aprender a ter disciplina, saber respeitar os superiores, ser comprometido e perseverante, então, não precisa ir para a igreja. Treinar com um mestre de qualquer arte marcial já será o suficiente. A conversão a Cristo produz bem mais. Pense nisso!

Permaneçamos firmes!


Bookmark and Share

2 comentários:

  1. Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.
    Como é bom encontrar blogs como este vosso, uma benção. Como sempre tenho dito: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento. Convido-os para conhecer o nosso blog, Mensagem Edificante para alma, ficaremos felizes por vossa visita e mais ainda se nos seguir-nos.
    Deus vos abençoe ricamente
    Josiel Dias
    Mensagem Edificante para alma
    http://josiel-dias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por suas palavras, irmão Josiel. Achei seu blog sensacional, principalmente por causa da chama missionária!

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir

Direitos Autorais Preservados