terça-feira, 7 de junho de 2011

Sermão e Pregação: Culto na Igreja ou Redes Sociais


As redes sociais têm transformado de maneira intensa as relações humanas de diversas maneiras. Parecem uma avalanche incontrolável que dita uma nova maneira de fechar negócios, de se informar e de expor idéias. Neste ponto é que a igreja moderna sente-se também tocada pela tecnologia no sentido de ter seu papel principal que é o anúncio do evangelho deslocado para o mundo virtual. Talvez, você se pergunte "como assim?". Se conhece alguém faminto pela Palavra de Deus, logo vai entender.

Quem disser que nunca foi ao culto na igreja para encontrar os amigos, atire a primeira pedra. Lá, há pessoas que, sem dúvida, proporcionam uma boa conversa devido a afinidade e isso é fato. Ninguém vai querer assumir, porém, encontrar a galera é sim um dos motivos pelos quais se vai ao culto na igreja. Outro é sentir-se útil através do trabalho voluntário. Ele faz bem a qualquer pessoa e isso a igreja evangélica tem a proporcionar e muito. Agora, quanto a uma pregação que alimente o espírito...

Bom... não é difícil encontrar os que estão insatisfeitos com o que ouvem dos púlpitos. Seja porque é um "samba" de uma nota só, seja pela superficialidade. No decorrer dos anos as denominações ao invés de conter uma diversidade de ministérios acabaram por se tornar ministérios. Não são pluralistas e isto se reflete na maneira e no conteúdo da pregação. Ao não atentar para as demandas da congregação, elas deixaram uma lacuna que está sendo preenchida pelos sermões nas redes sociais.

É simples. Somente após oito anos de caminhada cristã é que me deparei com uma pregação chocante, racional e ao mesmo tempo dramática. Não posso ser taxativo ao dizer que existe uma crise em nossos púlpitos, mas, o número de cliques nos vídeos de pregadores reformados leva a pensar que alguma coisa está acontecendo. Há um povo faminto que se alimenta via redes sociais porque sabe que em sua congregação não ouvirá nada parecido - e nem na congregação ao lado!

Existe uma geração querendo mais de Deus e usando as redes sociais como nunca antes para a Sua glória. Pode-se questionar se é certo ir ao culto por tantos motivos, menos pelo sermão, é verdade. Por outro lado, a tão sonhada unidade do Corpo de Cristo está acontecendo via internet. Não é difícil encontrar um pentecostal rendido a um sermão reformador! Portanto, se isso lhe incomoda, dê pão ao que tem fome. O que o povo quer é o martelo que esmiúça a penha e não a bigorna do Chapolin!!!

Permaneçamos firmes!

Este blog é melhor visualizado com o Mozilla Firefox.
Qual é a sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui, pois, ele é muito importante.
Achou o artigo de utilidade pública? Compartilhe. Clique nos botões abaixo e divulgue o Pregação dos Loucos:








5 comentários:

  1. graça e paz irmão. gostei dessa postagem, na verdade ja imagina a tempos sobre esse post, mas que bom que o irmão ja postou e fiquei feliz em ver. ja estou seguindo o seu blog.
    se o irmão poder mim seguir ai vai meu blog será prazer te-lo por la.

    http://ecclesiavirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. No futuro vai ficar cada vez mais difícil fazer as pessoas irem a igreja, principalmente os mais intelectuais. Se elas podem ficar em casa e serem alimentadas com comida de primeira, pq elas irão se deslocar até um prédio para comer bola da pá?

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com tudo o que foi escrito. É justamente o que esta acontecendo e isso é muito bom,porque há um alcance muito maior de pessoas que nao vão as igrejas e que estão conhecendo a menssagem do Evangelho e os valores e princípios cristãos de uma forma menos religiosa e dependente de doutrinas de igrejas e mais rica, pura e natural.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, prezados irmãos!

    Se o autor de Hebreus desse um rolé pelas congregações por aí, talvez, mudasse de idéia quanto ao "não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns" (HB 10.26).

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir

Direitos Autorais Preservados