sexta-feira, 17 de junho de 2011

A dúvida é do diabo. Será mesmo?

 
Tudo começou lá no Éden quando a serpente pôs uma dúvida no coração de Eva. Seja lá o que fosse usado pela alimária seria atribuído para sempre a uma obra satânica. Desta maneira, a dúvida é caracterizada como algo que não provém de Deus, algo a ser condenado e evitável. Será mesmo? Porque pensar dá muito trabalho e quem não tem por hábito meditar nas Sagradas Escrituras dificilmente terá o que perguntar. Não estariam, então, parte da liderança evangélica promovendo o emburrecimento?

Isto acontece até sem querer por parte dos pais na crítica "idade dos porquês". É quando a criança quer saber o porquê disso e daquilo e na falta de respostas a mãe acaba reprimindo o pensamento crítico do seu herdeiro. A falta de resposta, a exposição de sua ignorância demonstra também sua fragilidade. Ao invés de estudar junto com o filho para achar a resposta, ensina até testemunho falso, fazendo dele mais um que terá vergonha de perguntar na sala de aula.

Assim a dúvida prossegue no limbo. E pensar que tantos não foram os que se converteram por uma inquietude de alma ao questionar onde poderiam encontrar a verdade. Dos questionamentos se construíram os alicerces da teologia cristã e por meio deles se desfazem as certezas impostas pelas religiões. Ao que parece, a igreja já soube usar a dúvida a seu favor e não fica claro quando esta se tornou sua pior inimiga e sinônimo de rebeldia. A igreja moderna tem verdadeiro pânico dela!

Apesar disso, se pensar dá trabalho, ainda existem milhares de trabalhadores por aí. Ainda que não haja incentivo à reflexão, ela acontece no íntimo dos que têm sede e fome de justiça e, certamente, que para cada Saulo Deus proverá um Gamaliel. Logo, a falta de conhecimento é destrutiva, mas, a falta de confiança em se perguntar e a inexistência de alguém para se perguntar também o são. Assim, a partir do momento em que nos envolvemos devemos aprender a lidar com os questionamentos.

E se você está em dúvida, não case, não compre, não vá, não saia, não fale. Na dúvida, não faça. Reflita, medite na Palavra do Senhor e ore [muito]. É verdade, a interrogação pode ser uma dardo paralisante da parte de satanás. Por vezes, porém, é um grito da razão. Uma manifestação da prudência. Uma ponte para o livramento.

Permaneçamos firmes!

Este blog é melhor visualizado com o Mozilla Firefox.
Qual é a sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui, pois, ele é muito importante.
Achou o artigo de utilidade pública? Compartilhe. Clique nos botões abaixo e divulgue o Pregação dos Loucos:

Bookmark and Share


2 comentários:

  1. Olá gostei do blog conteudo muito bom que Deus continue abençoando. ja estou seguindo. fique na paz do Senhor Jesus.
    www.blogandodemadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir

Direitos Autorais Preservados