terça-feira, 4 de maio de 2010

O que Ronaldo Fenômeno e Silas Malafaia têm (e não têm) em comum!

Este blog tem mais de quatro anos e durante este tempo muitas coisas aconteceram que provocaram coceiras em meus dedos para publicar a minha opinião sobre os fatos. Zelo sempre pela edificação dos leitores, algo que acrescente e não apenas exponha uma visão pessoal do cristianismo. Por esta razão, escrevi o artigo abaixo no intuito de levar-lhe a uma reflexão e ao exame profundo das Sagradas Escrituras da maneira como faziam os crentes de Beréia.

O que Ronaldo Fenômeno e Silas Malafaia têm (e não têm) em comum?


A FAMA

Ronaldo, em 1993, surgia como uma promessa e tanto para o futebol brasileiro. Jogadas geniais, dribles desconcertantes o levaram à Copa do Mundo de 1994 e dali para o futebol europeu onde foi batizado como Fenômeno. Todos se renderam aos seus pés e ainda muito novo foi eleito o melhor do mundo em 1996 e 1997, repetindo a dose em 2002. Tão conhecido quanto Pelé, passou a ser o centro das atenções por onde passava. Todos queriam ser igual a ele, estar perto dele.

Silas Malafaia, desde muito cedo, destacou-se pela capacidade incomum de memorizar os textos sagrados. Além disso, em suas mensagens, abordava temas polêmicos com grande desenvoltura e bom humor, o que lhe rendeu a fama de "pastor do cajado". Não tinha um que não desejasse ser igual a ele... "prega muuuuuito" era o que todos diziam. Lembro-me dos cultos na 5ª feira da Vitória. Para se conseguir um lugar no horário das 19, era necessário chegar antes bem antes das 18 horas. Havia um frisson, uma ansiedade para que o culto começasse logo. Quando novo convertido, todos queriam ser igual a ele, estar perto dele.


AS CONTRADIÇÕES

Ronaldo, na Copa de 1998, teve sua imagem arranhada pelo episódio da suposta convulsão na final contra a França. Nada que comprometesse seu bom futebol e seu futuro ainda brilhante. Foi o nome do pentacampeonato do Brasil, em 2002, e conseguiu superar duas contusões terríveis, quando se acreditava que ele jamais voltaria a jogar novamente. Tudo perfeito, até o rapaz começar a se envolver em episódios contraditórios, desde que voltou ao Brasil, em 2008. Ele que sempre esteve ao lado de modelos e mulheres famosas, de repente, estava no noticiário policial por envolvimento com um travesti. Flamenguista confesso, utilizou as dependências do clube para se recuperar de uma cirurgia no joelho e ao se desligar do Milan, seu antigo time, ele acertou com o Corinthians. A partir daí, seguidas declarações confusas sobre não amar mais o Flamengo, ainda amar o Flamengo, ser a torcida do Corinthians a maior do país, etc.


Silas Malafaia sempre se caracterizou por uma palavra "franca e positiva", ou seja, não tinha meias conversas, falava o que tinha que ser falado e ponto final. A Bíblia, nos adverte, que todos pecaram, e, logo, não existe ninguém perfeito. Por isso mesmo, não liguei muito para o fato dele lançar no mercado sua própria revista para Escola Bíblia Dominical. Imagine, leitor, eu me converter e crescer na fé através das mensagens que você prega. Aprender mais sobre Deus através do seu material e me assentar nas aulinhas bíblicas usando suas revistas até que um dia, eu cresço o suficiente para criar minha própria revista e falar aos quatro cantos que a minha é melhor que a sua (?). Ainda mais sendo nós da mesma denominação... Daí em diante, as contradições não pararam mais. Lembro-me de suas críticas contumazes ao movimento G12. Tempos depois, ele se uniu ao pastor-presidente da maior igreja gedozista da Baixada Fluminense, RJ, que, curiosamente, meses depois saiu do movimento. Lembro-me da saída de um famoso grupo de louvor desta mesma igreja e do discurso do pastor Silas a respeito. Dizia ser um terrível ato de rebeldia e se ele fosse homem de Deus, aqueles rapazes não iriam longe. Curiosamente, não só foram muito longe (com turnês fora do país e premiações) como, em 2008, o pastor Silas se reconciliou com eles pedindo perdão. No mesmo ano, no evento Passando o Manto, ele também se reconciliou com o Ap. Renê Terra Nova - aquele que trouxe o movimento G 12 para o Brasil - e, que, curiosamente, acabou por fundar o próprio movimento (Modelo dos 12) desligando-se do pr. César Castellano, criador da "visão". Por ter uma palavra franca e positiva, nunca se privou de alvejar duramente qualquer tipo de vento de doutrina e com a famigerada Teologia da Prosperidade não foi diferente. No entanto...


Realmente eu lamento... fui um troucha, porque, ofertei em seu ministério durante um tempo sem expectativa de receber nada em troca. Foi mal aê...


AS CRÍTICAS

Este é o ponto divergente entre Ronaldo Fenômeno e Silas Malafaia (além do peso, é claro). Paciência tem limite e a de um torcedor menos ainda. Ronaldo, após conquistar dois títulos pelo Corínthians, este ano, vem sendo contestado por todos devido a suas péssimas atuações. No clímax da insatisfação da torcida, ele disse: "Mas tenho as costas largas, boas para bater e espero que batam em mim e não nos meninos de 20 anos, como vi durante a semana. É uma grande injustiça e pode atrapalhar muito a carreira deles. Sou forte, fui criado assim, vou receber todas as críticas e vou absorver". Quem me dera, que os líderes evangélicos tivessem a mesma postura!

Já o pastor Silas Malafaia, em relação às críticas recebidas, deixa-nos o seguinte ensinamento:



Duvidar, criticar e determinar... logo, meu blog, meus artigos, minhas ideias precisam passar pelo crivo da dúvida e da crítica, não só o meu como o de qualquer outro irmão. Se alguém me "achincalhar" estará ele tocando no ungido do senhor ou só se eu for pastor? Porque a impressão que dá é que esta palavra vale apenas para as humildes ovelhas podendo os grandes líderes chamar alguém de rebelde, moleque, crente invejoso, nêgo recalcado, nêgo enrolado, medíocre e fica por isso mesmo... ou, é só lá na frente pedir perdão e fica tudo certo. Não importando se joguei a massa contra você ou fiz a tua caveira para alguém... importa só que eu pedi perdão e assim a vida continua. É brincadeira! Eu posso criticar, mas não posso ser criticado. A quem por ele é chamado de bandido, pastor recalcado, nêgo enrolado não são também ungidos do Senhor? É brincadeira!!! Eu não sou cachorro não!


Ele está tão contraditório que diz não acessar a internet para ver o que estão falando e nem se incomoda em responder, porém, fez questão de prometer uma "bomba" para este mês em seu programa. Ora ora, cheguemos ao ponto: não importa se alguém tem personalidade bipolar, importa sim se a sua teologia é bipolar. Aquilo que ontem não prestava, agora presta. Aquilo que não era de Deus, agora é Deus. Sinceramente... cabe sim e sempre caberá a dúvida e duras críticas. Campanhas absurdas de R$900,00, R$1.000,00... toda essa coisa de semeadura e colheita. Hã... curiosamente, parece funcionar somente na vida de quem prega e não na vida de quem ouve. Evangelho de homens sempre serão alvo de toda sorte de críticas, porque a Igreja não precisa de porcaria humana... "obediência retardada é rebeldia"... tá de satanagem!!!

Assim como Ronaldo, hoje, está mais para ex-jogador, Silas está mais para ex-pregador. Lembro com saudades dos tempos de minha conversão e por isso eu escrevi o artigo E Cazuza Tinha Razão. Serei grato a ele por toda vida, porque após um culto em que ele pregou o que é ser homem, saí dali decidido a noivar com aquela que hoje é minha esposa. Mensagens fortes, sãs, impactantes... deram lugar Teologia da Prosperidade e suas vertentes. Outro dia vi uma cena tosca, ele ensinando o povo a colocar suas mãos em formato de concha para "receber" a palavra profética porque ninguém recebe alguma coisa de mãos espalmadas... meu Deus do céu! Maranata! Eu, particularmente, nada tenho contra a sua pessoa, mas sim contra estes ensinos que são como um pão bolorado a apequenar a obra salvífica de Cristo.

Meu irmão, se você ainda é um admirador dele a repetir como um papagaio "ele pede, dá quem quer", tudo bem. Alguém já disse: cada um tem o evangelho que merece! Vale lembrar, porém, que esta não foi a posição de Martinho Lutero frente à venda de indulgências. E se esse papo de ouvir os profetas e prosperar é como se prega por aí, estamos todos em rebeldia, visto que, Lutero ousou contra a pregação daquele que tinha a infalibilidade: o papa. Será que os evangélicos não estão se romanizando (leia Católicos Evangélicos ou Evangélicos Romanos?)? Será que pastores do porte de Silas Malafaia não está com a Síndrome da Infalibilidade?

Sei que Ronaldo pode de uma hora para outra decidir uma partida (tomara que isso aconteça depois desta quarta-feira!). Da mesma forma, parece improvável, mas, é possível que o pr. Silas Malafaia abandone estes desvios doutrinários e volte ao Evangelho. Até lá, vamos seguir seu conselho: duvidar, criticar e determinar. E você, novo convertido ou não, reflita sobre tudo que leu e vem lendo e examine profundamente as Sagradas Escrituras. Faça isto repetidas vezes. A verdade não está em homens...

Somente as Escrituras.

Este blog é melhor visualizado com o Mozilla Firefox.

Lembrou de alguém ao ler o artigo? Compartilhe com ele. Clique no botão abaixo:

Bookmark and Share

3 comentários:

  1. paz meu querido aliado, bom esse texto foi no mínimo corajoso da sua parte.
    O Senhor tem me falado nesse versículo Hebreus 2:1 "Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas."
    Graça, paz, força, sabedoria, fé sejam sempre sobre vc e os seus.
    Deus te abençoe soldado

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Léo. Houve reticência de minha parte em publicar tal artigo por respeito e também pelo esforço em transparecer claramente o objetivo do mesmo. Se somos protestantes, protestemos. Afinal, como dizia Martinho Lutero, "a Verdade é mais importante que a Unidade".

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir
  3. As comparações são totalmente relevantes meu caro Aliadoo. Parabéns pelo texto e que DEUS continue te revelando palavras e colocaçoes que venham a edificar a nossa e, quem sabe, as próximas gerações.
    Um abração meu amigo e fica na paz de DEUS!!

    ResponderExcluir

Direitos Autorais Preservados