quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A igreja em chamas

A história nos fala que Nero assistiu Roma queimar enquanto tocava seu violino; algo que poucos não acham totalmente incrível. Mas, quantos de nós temos tomado os nossos lugares como espectadores da grande tragédia cantando enquanto a igreja do Senhor Jesus Cristo queima? Sim, existem muitos que vão sentar e se encostar no seu sofá, contente, convencido que é o fogo do Espírito Santo. Mas não é nada disso. Existe uma grande diferença entre o que o Espírito Santo faz e o que o diabo faz. E o que está acontecendo na igreja hoje, com seu foco na amizade com o mundo, sua preocupação com conforto e uma vida fácil (chamando de “vontade de Deus”), e sua fé fácil e barata dizendo que todo o mundo é salvo independente se vive em pecado ou não, não pode ser chamado de nada mais do que uma grande ilusão, ou mais correto, desilusão.


A cada dia que passa eu fico surpreendido e triste quando olho para a igreja de Cristo e como ela parece cada vez mais com o mundo. Deus nos chamou parar nos separar do mundo, “Portanto, saia do meio deles, e se separe deles, diz o Senhor. Não toquem em nada impuro, e eu os receberei”. Está escrito. Saia do meio deles! Se separe deles! Ordens claras e fáceis a entender, mas eu não vejo muitos fazendo isso. Eu vejo pessoas que se chamam de “filhos de Deus” fazendo o oposto em tudo. Parece que foram convencidos que o mundo é correto e o caminho certo e que Deus “entenda” que têm que viver aqui. Mas, está errado. Não é isso que Deus deseja. Deus deseja uma igreja que está “se esforçando para ser cada vez mais santo no temor de Deus”. Não esse impostor que está cada vez mais achando desculpas para poder curtir seus pecados, as coisas desse mundo e parecendo mais com ele.

Horatius Bonar falou mais do que 100 anos atrás, “Eu procurei a igreja e achei ela no mundo, e eu procurei o mundo e achei ele na igreja”. Uma igreja mundana nunca alcançará o mundo. Se nós tentamos ganhar o mundo sendo como o mundo, o mundo vai nos ganhar. Quantos erros foram feitos numa tentativa de ganhar o mundo ou o deixar entrar dentro da igreja sem se escandalizar? Vamos falar de métodos tipo boates “cristãs” e funk “gospel” e “namoro santo”. Não vou atirar pedras, mas para enfatizar a importância disso. Fingindo de ser como eles, corremos risco de se tornar como eles. Conheço alguém que uns anos atrás era DJ nessas tais “Noites Gospel” e hoje ele é DJ numa boate GLS. Nós nem vamos entrar no assunto de quantos jovens tem caído ou desviado devido o diabólico namoro “cristão”. A verdade é que uma boa parte daqueles que brigavam pelo espaço de tentar alcançar o mundo com essas novas estratégias, ovelhas se vestindo de lobos, estão fora da igreja hoje, deixando ela em chamas. Mas, o que esperávamos. Deus nos chamou para fora do mundo e nós entramos.

Deus ainda está nos chamado para fora do mundo. Deus unge um povo peculiar, diferente, separado com seu Espírito Santo. Não existe uma outra maneira, a história nos mostra isso. Nós temos que ser um povo diferente nesses “últimos dias”. Deus está chamando o seu povo de sair do meio deles, só que esta vez alguns vão precisar sair dos lugares onde congregam todo domingo. Deus está separando um povo que ama as coisas Dele mais do que as coisas desse mundo. Muitos vão continuar no seu caminho sendo influenciado pelo mundo, segundo seus caminhos, apagados nas suas igrejas mundanas, correndo atrás tudo que esse mundo oferece, sabendo que o fim de tudo isso é morte. O mais triste é que eles não se importam, pois são convencidos que será diferente para eles no fim. NÃO VAI SER!!!

1 João 2.15; Não amem este mundo, nem as coisas que ele oferece. Se alguém ama o mundo, mostra que o amor do Pai não está nele.

Tiago 4.4; Adúlteros! Vocês não sabem que amizade com o mundo os faz inimigos de Deus? Falo mais uma vez: Quem quer ser amigo do mundo, se torna um inimigo de Deus.

Não existe como escapar do sentido e significado desses versículos. Um Cristão não pode participar com esse mundo nos seus prazeres, desejos e pecados. Muitos vão querer argumentar comigo nesse ponto, mas eu simplesmente tenho que apontar para sua vida, eu te mostro o seu coração frio e desviado e nada mais tem que ser falado. A Bíblia tem falado. Sua palavra não vale nada. Você é amigo de Deus e inimigo do mundo ou amigo do mundo e inimigo de Deus.

Esse mundo não é mais nosso e nossos interesses não estão aqui. Isto é a declaração de toda pessoa verdadeiramente salva. É impossível ser um crente mundano. Nós não somos mais cidadãos desse mundo poluído, somos cidadãos do céu. Nós temos uma casa, mas não uma feita com mãos humanas. Nossa natureza não é o mesma e os nossos desejos são diferentes.

Thomas Brooks falou, “As honras, os esplendores, e toda a glória desse mundo são doces venenos que são perigos grandes a nós, se não nos destruímos eternamente”.

Doces venenos. Ainda assim, quantos membros de igrejas vivem como o mundo vive sem nenhuma preocupação? E quantas igrejas oferecem esses “venenos” misturados com a verdade? Beberemos com Jim Jones a sua morte. A verdade misturada não é mais a verdade, mas uma mentira. E muita verdade mistura que saí dos púlpitos hoje será condenada e exposta no dia do julgamento como mentira que realmente é. Só que vai ser tarde demais porque muitos já terão bebido e acreditado e será achado clamando, “Senhor, Senhor” na sua última hora.

Por isso Deus nos avisa, “Saia do meio deles”, “Se separe deles”. Nosso clamor não deve ser de “Senhor, Senhor” em desespero, mas um de “meu interesse neste mundo foi crucificado e o interesse deste mundo por mim também já está morto”. Que essa seja a verdade! Onde estão aqueles que buscam isso, que choram por não ter vivido isso, que vê uma multidão se perdendo dentro das paredes onde achavam que achariam salvação.

“Nunca houve um tempo quando existia uma necessidade maior por homens de paixão, homens de princípios, homens com uma visão do Espírito Santo, no serviço do Senhor”. Alan Redpath

Vamos se sentar e assistir a igreja acabar em chamas, ou vamos agir? Clamaremos por Ele? Condenaremos o que nosso Salvador já condenou nas Suas Escrituras ou vamos tentar achar unidade onde nunca deveríamos ter? O que a luz e as trevas têm em comum? O que adianta ter uma atalaia se ele dorme? Ou pior, se ele assiste a igreja em chamas comentando da beleza das cores do fogo?

É a hora de agir! É a hora para o povo de Deus ficar de pé e se e falar, pregando suas 95 teses numa porta, defendendo a fé, lutando pela verdade! Chegou a hora de uma nova reforma, antes que tudo esteja perdido. A igreja do Senhor Jesus Cristo está em chamas e não é avivamento. Onde estão os novos Reformadores? Onde está a voz profética? Deus, salva a sua igreja!


“O profeta dos nossos dias será totalmente aceito por Deus e totalmente rejeitado por homens”.


Pr. Jeff Fromholz








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados