domingo, 2 de março de 2008

Que tipo de noiva é você?



Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte?
(Tiago 3.11)

Óóóóóóó Po-peeeeey-eeeee... com esta célebre frase, Olívia Palito se derretia pelo velho marinheiro que no final das contas sempre conquistava a simpatia e o coração da sua amada. Para quem é do departamento infantil, dá para fazer uma excelente ilustração considerando Olívia como uma crente, Brutus como o mundo e Popeye como a igreja. Eu, porém, quero ir mais fundo e passar a considerar Olívia como a igreja (não instituição, mas, conjunto de crentes), Brutus como o pecado e Popeye como a santidade ou sã doutrina. Isto porque, Olívia demonstrava em quase todos os episódios uma "quedinha" pelo marujo mau. De certa forma, até que ela gostava dos seus galanteios, suas brincadeiras e somente depois de algum tempo, gritava por socorro. Quem se lembra?

Essa dualidade da Olívia Palito, sempre entre dois caminhos, duas opções, a sua indefinição e até transmutação de um para o outro, infelizmente, pode ser trazido para a nossa realidade protestante... ops! Desculpe-me... gospel! Fatos corriqueiros, meu amigo e minha amiga, fazem o teclado disparar na minha frente porque sempre sou surpreendido com um novo odor, mais forte que o último!

Como os mais chegados já sabem, desenvolvo um trabalho na área do Marketing, onde tenho podido encontrar vários "irmãos" e qual não é minha surpresa! Isto nada significa. Não é nenhuma vantagem, porque ímpios não-crentes têm dado mais testemunho. Sei que já fora falado em artigos anteriores, mas, quando gente de brevê ministerial lança mão disso para "usar a máquina da igreja" a fim de bater suas próprias metas... quando gente de brevê ministerial agradece a Deus em terceiro lugar (pasmem!!!!) pelas suas conquistas... realmente, o Apocalipse se aproxima! Acho que interpretaram "Fará ainda coisas maiores que estas..." (João 14.12) de maneira equivocada porque nem Jesus fez brotar água doce e salgada de uma mesma fonte!!! Como os sinais seguirão os que crerem, não pára por aí.

Brutus era conveniente em determinados momentos, assim como o pecado às vezes recebe nome diferente para justificar atitudes torpes e contrárias à sã doutrina. Muito legal falar de conquistas usando os textos do Antigo Testamento. Falar sobre sacrifício, ofertas, etc. Só que é extremamente horripilante, quando se coloca o pacto da nova aliança à sombra das tábuas da Lei. Trocando em miúdos:

"Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem" (Mateus 5.44)

O mandamento é este. Não promover divisão no Corpo de Cristo jogando uns contra os outros, usar veículos de comunicação e tribunas eclesiásticas para incitar contendas e proferir palavras de maldição. Não! Elias mandou a ursa atacar quem o chamava de careca porque não tinha conhecido Jesus e seus ensinamentos. Acho que tem muita gente boa por aí que parece não conhecer também... formadores de opinião que estão treinando uma "tropa de elite" evangélica: atiradores de pedra! Lembra até a época de baile funk quando tinha lado A, lado B e os "alemão"!

"Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! (Mateus 5.46)

O amor é o que o amor faz. Eu aprendi isso num livro secular (veja só!). Então não adianta falar de amor, pregar amor e blabláblá se as atitudes demonstram mesquinhez, ira e rancor. Jesus pensava assim também e por isso alertou os discípulos que fizessem diferente do que era considerado normal. Por mais que seja dolorido, o mínimo que Deus espera é o esforço para tal. Só que a água doce e amarga continuam a jorrar. Quem não concordar, está em rebeldia. Quem não estiver na visão, está "out". Ame ou deixe-me! Sem diálogo, sem argumentação. Manobras daqui e dali. Articulações para a votação na convenção. Contatos. Contratos. Daqui. Dali. Da tribuna para baixo, "Olhe pro irmão que está ao seu lado e diga: você é importante pra mim!" (dãããã); da tribuna pra cima, "Tal pastor não prega mais aqui, tal ministro não canta mais aqui...". Panelas cerradas. Tampas fechadas. Aos publicanos, tudo. Aos inimigos, a Lei!

Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. (Mateus 5.48 )

Não é um pedido. Não é uma promessa. É uma ordem...

Deixa isso pra lá, dizem alguns. Um conselho no mínimo prudente, no entanto, de tanto empurrar com a barriga tenho calos! E água amarga dá náuseas, vontade de vomitar. Que tipo de noiva você é? Uma que "fica" aqui e ali. Uma que abre mão da dor e se conforma com o intolerável? Tem certeza de que o foco é o "Venha a nós o Teu Reino"? Ou será que isso já não faz mais razão. Lembra de quando era novo convertido e que ia para a igreja a pé? Ia para aqueles congressos de adoração e saía embriagado pelo Espírito, decidido a ser a manifestação dos filhos de Deus na terra? Mas, as preocupações deste século... ou do seu "isso" e "aquilo", da visão humana maquiada de espiritual lhe cegaram. Os números apagaram a chama da paixão de Cristo em ti... ficando apenas com a parte light do Antigo Testamento, esquecendo até mesmo do juízo de Deus.

"Que os sacerdotes, que ministram perante o Senhor, chorem entre o pórtico do templo e o altar, orando: "Poupa o teu povo, Senhor. Não faças da tua herança objeto de zombaria e de chacota entre as nações. Por que se haveria de dizer entre os povos: 'Onde está o Deus deles?' Então o Senhor mostrou zelo por sua terra e teve piedade do seu povo. O Senhor respondeu ao seu povo: "Estou lhes enviando trigo, vinho novo e azeite, o bastante para satisfazê-los plenamente; nunca mais farei de vocês objeto de zombaria para as nações"
. (Joel 2. 17-19).

Arrependimento de cima pra baixo. Prosperidade fruto do arrependimento. Quem diria, hein? Que tal fazermos uma campanha de santidade? Um culto da conquista precedido pelo culto do arrependimento... e ENTÃO, a prosperidade virá...

Segundo o apóstolo Pedro, somos todos geração eleita, sacerdócio santo! Sendo assim, convido a todos para chorarmos juntos. Para nos arrependermos juntos...

Amém!

Irmão André
Teu Alliadoo


Porque alguém tem que ter a cabeça numa bandeja de prata...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados