quinta-feira, 12 de outubro de 2017

#9 "Eu Nunca Duvidei" I 5 Dicas Como Lidar Com Câncer Na Família

Patrícia e André Jr - MAR/2016
Eu descobri e aceitei rapidamente o fato de que nossas vidas haviam mudado para sempre. Isso me deu proatividade para conhecer esse novo mundo formado pelo câncer. 

Curioso que sou, comecei a ler e pesquisar no Google Acadêmico tudo relacionado à alimentação. Eu sempre digo aos mais íntimos que me fascina as civilizações inca, maia e azteca terem vivido séculos em áreas inóspitas sem nenhum tipo de droga criada pela indústria farmacêutica.

Eu não sou médico e nem nutricionista, portanto consulte sempre um deles ou os dois antes de fazer uso de qualquer tipo de suplemento alimentar. Agora, deixe-me ser mais direto e compartilhar como lidei com dois cânceres de minha esposa em tão curto espaço de tempo.


Dicas De Como Lidar Com Câncer Na Família


1. Alimentação. É tudo para mim. Aquilo que a nutricionista do plano recomendou a ela não me convenceu de que fosse o melhor programa alimentar para uma grávida submetida à quimioterapia. Pesquise. Leia. Informe-se. Não se faz necessário cursar medicina para cortar açúcar refinado, por exemplo.

2. Emocional. Patrícia estar grávida ajudou bastante a não ficar pensando na doença. Outras pequenas coisas acabariam por contribuir, como por exemplo, assistir ao Chaves. É, ao Chaves. Cara, ela consegue rir ainda assistindo ao Chaves... Eu sou muito brincalhão e lembro de quando pus a peruca dela dentro de casa e fiz um desfile... rs... enfim, cara, procure uma maneira de aumentar a serotonina!

3. Cuide-se! Sabe que, às vezes, o acompanhante fica mais acabado que o paciente? Eu defini que se alguém nessa Terra não poderia adoecer, esse alguém era eu. Logo, continuei com minha rotina de alimentação saudável e academia. Não me preocupei no que poderiam pensar. A mulher grávida, fazendo quimioterapia e ele na academia? Quer saber, mano? Melhor coisa que fiz.

Servia como alento para meu corpo e minha mente. Oxigenar o cérebro é importante e num período de tensão máxima, mostrou-se importante e eficaz. Era minha diversão e meu escape. Conhecemos uma paciente com um caso semelhante ao da Patrícia, mas, infelizmente, seu tratamento atrasou em pelo menos seis meses. Soubemos que o marido dela teve uma estafa.

Cara, a pressão é inimaginável. Pensamentos de viuvez vinham frequentemente. As explosões emocionais comuns a toda grávida. Depois do nascimento do André Júnior, um fluxo de pessoas dentro de casa incomum para quem sempre foi um apreciador dos momentos de silêncio. Haja suplementação, mano!

E Deus! Ele não me permitiu adoecer, claro, pois sem Ele não adiantaria fazer a minha parte. Você, evangélico, talvez, pense que foi o momento em que eu mais orei. Digo: foi não! Se você conhece a passagem onde Elias comeu pão porque a caminhada seria de 40 dias, vai entender. Era como se tudo que eu tinha lido, feito e aprendido com Deus fosse posto em prática e provado. Tinha chegado a minha vez. Tempo de queimar calorias!

Não orei intensamente por falta de fé não. Acho que foi por provar minha própria formação cristã, meu próprio eu e também por cansaço. Muito cansaço. Mentalmente falando... quase toda semana, uma resposta a ser dada. Acompanhá-la num novo exame, pedir folga no trabalho, levar o André Jr à creche, pagar à anestesista, comprar o pão que a mãe dela come... meu Pai da glória!

4. Basta a cada dia o seu mal. O câncer ratificou as palavras de Jesus de Nazaré! Um exame por vez, uma cirurgia por vez, um problema por vez. Sem sofrer antecipadamente. Sem criar respostas para demandas que só existem dentro de nossas cabeças. É preciso ter fé. Desta maneira, também se lida com um diagnóstico de Síndrome de Li-Fraumeni. Basta a cada dia o seu mal.

Patrícia e André Jr. - OUT/ 2017
5. . Não há muito o que dizer, porque ou você tem ou você não tem. Se não tiver e quiser ter, peça a Deus, pois, assim pediram os apóstolos a Jesus: ajuda-nos a ter fé. Eu e Patrícia nunca reclamamos nem questionamos porque foram nesses dias que mais pregamos. Não com palavras, mas através da serenidade em nossos rostos: a paz que Cristo dá excede todo o entendimento. A perplexidade de muitos diante de nossa reação a tudo, dava-nos certeza da verdade que são as palavras de Jesus: estarei com vocês todos os dias, até a consumação dos séculos. Tivemos paz de espírito nos piores dias de nossas vidas.


*Patrícia já teve alta e continua com o tratamento através de medicações e exames periódicos. 

- Ela teve a menopausa antecipada aos 40 anos de idade. Faz parte do protocolo.

- Da quimioterapia, restou a perda de parte da audição esquerda e uma memória fraca.

- Das cirurgias, o esvaziamento da axila direita a deixou com limitações no braço (ela ainda passará por mais uma por causa da prótese).


*André Júnior é uma criança saudável com desenvolvimento cognitivo adequado para a idade dele. Está cada dia mais bagunceiro :P

Acompanhe toda a história: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados