segunda-feira, 11 de setembro de 2017

#8 "Eu Nunca Duvidei" I A Síndrome de Li-Fraumeni

sindrome de li fraumeni

Como escrevi inicialmente, já no câncer de pulmão, Patrícia entrava no grupo de estudos de caso, porque seu estilo de vida não combinava com a especificidade da patologia. Meses depois, surgiu um câncer de mama, juntamente com a gravidez. Não foi uma metástase, não! Não tinha nada a ver com o do pulmão.

O pai dela morrera de câncer, um tio... bem, ela foi encaminhada a uma geneticista para o mapeamento genético. A resposta veio semanas depois: Síndrome de Li Fraumeni.

uma doença hereditária rara, autossómica dominante, que se caracteriza pela ocorrência de vários tumores na mesma pessoa.[1] É nomeada em honra de Frederick Pei Li e Joseph F. Fraumeni Junior, médicos americanos que primeiro reconheceram e descreveram-na [...]. A síndrome está ligada a mutações do gene supressor tumoral p53, que normalmente ajuda no controle do ciclo celular". Fonte: Wikipédia.

Ah, tá! Então quer dizer que a qualquer momento pode surgir outro? Sim! E humanamente falando não tem cura? Sim! Ah... tá... sendo hereditária, quer dizer que André Júnior também poderia ter? Sim. Hum... O exame dele, então, já tinha sido previsto para depois dos 9 meses de idade.

Tudo bem, eu pensei. Só que sentado, sozinho, numa biblioteca, quando imaginei vivenciar tudo novamente com ele, aí eu chorei. Véio, não sei como não adoeci (até sei, depois eu conto. Deus em primeiro lugar!). Foram vários picos de cortisol nessa caminhada e aquele foi mais um. Meu Deus!!!! Era o meu bebê!

Nesse momento, você sendo crente vai se lembrar do famoso "Eu não aceito, meu Deus!" pregado na igreja Universal. Também sempre achei um absurdo... mas, mas com meu filho? Depois de ele ter vencido quatro sessões de quimio na barriga da mãe?

Vamos mudar de assunto... e não tocamos mais nisso até levá-lo à clínica. O resultado poderia ser acessado por email e foi um momento inesquecível. Abrimos o arquivo e descemos a barra de rolagem até ler o resultado: não encontrado!!! André Júnior não tem a síndrome de Li-Fraumeni. Mais um livramento e até aqui nos ajudou o Senhor.

Você deve se perguntar como se vive com um diagnóstico desses. Eu vou lhe responder na próxima postagem.

Continua...

Acompanhe toda a história: CLIQUE AQUI

2 comentários:

  1. Excelente artigo. Eu creio que Deus sempre tem o melhor pra nós, afinal somos sua imagem e semelhança.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! não conhecia essa síndrome, interessante essa postagem.

    ResponderExcluir

Direitos Autorais Preservados