terça-feira, 17 de setembro de 2013

Novela Jóia Rara - Dá Pra Examinar E Reter O Que É Bom?



Afinal, crente pode ou não pode assistir novela?


A novela das seis "Joia Rara" terá como pano de fundo, entre outras coisas, aspectos da religião budista. Antes de abordar esse assunto, ressalto o cavalo de batalha produzido no meio evangélico sobre assistir novelas. Acho engraçado, pois os que esbravejam contra são em boa parte os que chegam em casa depois do culto e ligam a tv em Revenge. Se você não sabe, o seu seriado preferido é tido na categoria de novela americana. Isso mesmo! Arquivo X, Dexter, Dr. House, Grey's Anatomy lá fora são classificados como novelas. Sem falar nas argumentações toscas de que novela só ensina o que não presta. Vai me dizer que você só assiste filmes bíblicos?


O problema não está no formato. Filme, novela, série, desenho, jogo de vídeo-game, qualquer coisa pode acrescentar um conhecimento à sua bagagem cultural ou não. Por isso, achei pertinente falar sobre a nova novela das seis, visto que sou um admirador profundo da cultural oriental. Não vejo que propagandear acerca de um religião é algo que certamente gerará novos adeptos. Eu mesmo não me inclinei ao esoterismo noutros tempos por causa da série Os Cavaleiros do Zodíaco. O confronto com um outro olhar acerca da fé é o que permite praticar o conselho do apóstolo Paulo: examinar e reter o que é bom.

Como Aproveitar O Que É Bom Numa Novela


Não sei qual será a tendência do autor de "Joia Rara", se o lado passional, se o lado cultural/religioso. Ainda assim, acredito que determinados traços podem levar qualquer cristão a uma reflexão profunda de como o seu cristianismo moderno vem sendo praticado. Destaco, aqui, uns poucos tópicos para ilustrar o que quero dizer:

1. Cultos ou culto? Nas igrejas modernas e históricas há um fenômeno de cultos temáticos: por público ou por idade. Na programação, culto de jovens, culto das mulheres, cultos dos homens, culto dos empresários... É um chamariz, uma forma de dizer: olha, nossa religião tem algo pra você! Fica subliminar uma mensagem de que o cuidado não é com o todo, o homem enquanto ser e, sim, enquanto papel exercido no contexto social. E no budismo? Nos templos nepaleses, por exemplo, existe o culto ao Buda. Um único culto para crianças, adolescentes e adultos. Até porque são estes últimos responsáveis pela educação espiritual dos filhos. Não tem essa de deixar na salinha com os tios do ministério enquanto se pratica a meditação.

2. Por se tratar de tradição cultural, o seio familiar é a principal célula multiplicadora da religião. É prática de fé, não apenas o ensino dos valores budistas, mas também, a oração em conjunto. Ao chegar na fase da adolescência, o praticante já está sedimentado na religião porque está acostumado a exercitá-la juntamente com os seus pais e familiares (igualzinho aos cristão modernos, pra não dizer o contrário).

3. Evidências externas. Traço comum a qualquer monge budista é a serenidade, valor considerado como uma bem-aventurança por Jesus Cristo ao falar sobre os pacificadores. Apesar disso, muitos pastores ao abrir a boca são um espetáculo de horror ao jorrar prepotência e ira contra seus inimigos. É intrigante pensar como podem ter tantos seguidores esses que não refletem a prerrogativa de ser cheio do Espírito Santo.

Não, eu não sou favorável ao ecumenismo. Não penso que o cristianismo deva adotar hábitos e costumes budistas, nem que cristãos precisem estudar essa religião. Considerando a Bíblia como fonte de toda sabedoria, percebo que aqueles aprenderam muitas palavras de Jesus Cristo e as praticam de forma muito mais incisiva do que os discípulos do Messias. É neste tipo de confronto que o foco deve permanecer. Como pode tantos irrealismos no cristianismo moderno? A meditação e desenvolvimento interior incentivados pelo apóstolo Paulo tornaram-se tabu com o passar dos anos. Deram lugar a ignorância, ganância e torpeza dos corações.

Desenvolver o homem interior é bíblico e que você se desperte para os alertas quanto a isso, sejam eles quais forem!

Permaneçamos firmes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados