segunda-feira, 8 de abril de 2013

Liderança Autocrática. Como Não Ser Um Líder Cristão



Não Ser Um Líder Cristão Autocrático - Definição


Liderança autocrática: o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões. Os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. O líder autocrático é dominador, emite ordens e espera obediência plena e cega dos subordinados. Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentam maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade. O líder é temido pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente. A liderança autocrática enfatiza somente o líder (Administração nos Novos Tempos, Idalberto Chiavenato, Ed. Campus, grifo meu).

Quais os traços de uma liderança autocrática dentro de uma igreja evangélica?


- As decisões são tomadas  unilateralmente vindas sempre de uma única pessoa (do pastor presidente, bispo ou apóstolo)?

- Nas mensagens pregadas, é lugar comum a utilização de pronomes pessoais de primeira pessoa. Expressões do tipo "quando nós começamos essa obra", "se eu não tivesse acreditado na visão", "se nós não tivéssemos sido isso ou aquilo", "vocês são frutos da obediência de alguém lá atrás (alguém = eu)", "aqui vocês têm uma paternidade espiritual" etc. fazem os holofotes sempre se acenderem na direção de um mesmo homem que não é Jesus Cristo.

- Se você não está satisfeito, vai pra igreja do pastor fulano. Esse tipo de comentário também explicita o pastoreio mão-de-ferro muito comum entre os neopentecostais. O sistema é mais importante do que as pessoas. Isso fica claro com o recurso da eliminação sumária das ovelhas-problema. E também de manobras do tipo, Se você pregar na igreja de fulano, esqueça! Nunca mais você prega aqui.

- Ênfase demasiada em temas como obediência, honra, submissão às autoridades espirituais e repetição enfadonha da expressão "não toqueis no ungido do Senhor". 

Por que a repetição de tais temas? 

Por que a centralização dos recursos e das decisões? 

Por que boa parte da pregação é composta de vivências particulares? 

Pense nisso, meu irmão! Não tenha medo da resposta.

Permaneçamos firmes!

Nós somos Raízes. Nós somos Resistência!

-
Curta a  Fan Page do Blog Pregação dos Loucos ::::: Clique Aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados