quinta-feira, 19 de abril de 2012

Como Começar A Ler A Bíblia?


Comece pelo livro de João, depois Mateus, Marcos, Lucas e todo Novo Testamento. É comum darem esse conselho a novos convertidos; não é errado nem certo, eu afirmo. Indico apenas uma outra sequência, porque percebo de maneira diferente. Nós, brasileiros, não temos hábito de leitura, que dirá leitura em norma culta com um Português pouco usual. Ela é cheia de figuras de linguagem e expressões populares de outra cultura. É, isso aí é a sua Bíblia.


Somando-se a isso o fato de que o livro de João apresenta Jesus Cristo como Deus, o negócio complica e torna-se desestimulante se o intuito for incentivo para a formação de um estudante das Escrituras. Imagine o primeiro contato ser com um texto que diz "No princípio era o verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" [Jo 1.1]. Eu não sei você, mas eu acho isso difícil até hoje, sério mesmo.

Por causa disso, eu aconselho começar a ler a Bíblia pelas cartas de Paulo. Elas foram direcionadas para novos crentes, pessoas que vinham de outras culturas e religiões e queriam acertar. Eu sei que o apóstolo foi dotado de conhecimento sobre revelações profundas, entretanto, ainda assim penso serem suas palavras mais acessíveis. Ele dirigia-se costumeiramente com uma espécie de check-list apontando o que fazer e o que deixar de fazer.

Deixai a mentira, não pequeis, andai em amor. Valores encontrados por todas as suas cartas, especialmente no livro de Efésios, minha primeira leitura, e de interpretação facilitada. Tanto que você não precisa recorrer a versões atualizadas e, se possível, no começo, evite-as (elas são superficiais. Não as utilize como fonte principal). Mais rapidamente identificará seus desalinhos, suas debilidades e seus costumes pecaminosos a serem combatidos. Depois disto ocorrerá uma familiaridade com as palavras messiânicas e você engrenerá no exame dos mandamentos.

Por essas razões, quando me perguntam como começar a ler a Bíblia, essa é a minha resposta.

Compartilhe
Bookmark and Share





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados