sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Fazer Download É Pecado?

Existem assuntos que vão e vem nos debates evangélicos e este é um destes. Depois da prisão do fundador do site Megaupload, Kim Dotcom, poderia ficar evidente que download é igual a pirataria e, sendo a pirataria um crime, logo, também é pecado certo? Certo, no que diz respeito a ganhar dinheiro com material de propriedade intelectual alheia sem a permissão do autor. É pecado vender ou comprar as cópias, pois, é crime! Mas, será que todo tipo de cópia e/ou download se encaixa nesta descrição. Veja o que diz o Artigo 1º, Lei 10.695/2003 [que acresce o parágrafo 4º ao Artigo 186, do Código Penal Brasileiro]:

§ 4o O disposto nos §§ 1o, 2o e 3o não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto." (NR)

Logo, parece que uma coisa é fazer cópias e ganhar dinheiro com isso, outra é fazer cópia [no singular] para uso privado, ou seja, sem compartilhamento da mesma. Quanto a isso, há quem permaneça indignado dizendo que não existe essa diferença, afinal, imagine se todos resolverem fazer uma cópia particular? Aqui, então, fica claro que negócio é negócio e em toda a relação de compra-e-venda o objetivo é um só: lucro.

Penso que aqueles desejosos de viverem de cantar, tocar instrumento e pregar poderiam desenvolver seus próprios negócios sem precisar misturar religião e business. Quando um cd é lançado, um cantor sempre diz que é um novo trabalho, cuja intenção é impactar vidas, etc. Desde quando foi preciso cobrar para Deus fazer isso no meio do Seu povo? Na produção de dvds evangélicos, por exemplo, estão envolvidas pessoas com propósito meramente profissional, muitas nem cristãs são, e, cujo preço, será pago com o valor final do produto. Ou seja, esses profissionais não usam discursos filantrópicos vazios. Negócio é negócio.

Se o interesse é a propagação do Evangelho, a libertação de pessoas viciadas e marginalizadas, como esperar que seja possível para estas o investimento de R$40,00 num dvd ou R$20,00 num cd de mensagem? É um produto excludente que deixa de fora os evangélicos da classe D e E, por exemplo. Você, cantor e escritor, dorme bem com isso [sua pregação não ser universal]? Ora, talvez, você se justifique dizendo que o trabalhador é digno de seu salário e, eu afirmo, ser esse o problema, e não a solução. Cantar, escrever, tocar instrumento é uma profissão como outra qualquer e, se você pretende viver delas, encare o mercado profissional.

Estar tão preocupado com o lucro apenas deixa explícito que você encara seu ministério como profissão - o que é lamentável. Imagine se para ler as postagens aqui no blog, o leitor tivesse que pagar... Seguindo a linha de raciocínio do artigo Quais os critérios para se estipular o salário de um pastor e seus reajustes? não há critério razoável que justifique os valores exorbitantes cobrados por certos cantores e pregadores. Você é bilíngue? Você tem nível superior? Você é pós-graduado? Tem gente que nunca sentou numa cadeira de universidade se auto-entitulando terapeuta familiar!!!

Fazer ou não fazer download deve ser uma postura adotada e fundamentada em critérios de razoabilidade pessoal, sem subterfúgios religiosos de falso moralismo. Seja você novo convertido ou não, desenvolva seu senso crítico à luz da Bíblia e, não à luz de A ou B [incluindo este blog], pois, detentor do Espírito Santo você há de saber o porquê de fazer e há de saber o porquê de não fazer. Quanto ao detratores incólumes dos usuários de sites de compartilhamento, deixo um pedido: publique nas redes sociais a nota fiscal do cd orginial do Microsoft Office [Word, Excel, Power Point, Acess] que eu tenho certeza absoluta que você comprou e ano a ano tem renovado a licença.

Permaneçamos firmes! 

Este blog é melhor visualizado com o Mozilla Firefox.
Lembrou de alguém ao ler o artigo? Compartilhe com ele. Clique no botão abaixo: 
Bookmark and Share




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados