quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O lado positivo dos cuidados deste mundo

Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. Marcos 4.19

Jesus aponta de maneira clara três fatores que atrapalham o crescimento espiritual do homem e, mais do que nunca, esta palavra nos é atualíssima. Interessante que isso se refere ao fato de a semente ter caído entre espinhos, ou seja, não ter caído na melhor parte do solo. Logo, não podemos afirmar que a dita boa terra não tem espinhos, mas sim , neste caso, que a semente caiu na melhor parte do "terreno".

Semelhantemente, todos possuem suas dificuldades, seus afazeres, seus "cuidados deste mundo". Vestibular, fazer compra de mês no supermercado, pagar contas, levar o carro na oficina, fazer a monografia, ir ao dentista, passear, visitar familiares, hora-extra no trabalho, cuidar dos filhos, renovar a matrícula na escola, ir ao cartório, prestar um favor a alguém, enfrentar negociações, demitir alguém, procurar um emprego, mudar de emprego, curso de Inglês, ler um livro, limpar a casa, passar roupa, cuidar do cachorro... enfim... Todos possuem um sem-número de cuidados cotidianos que, às vezes, podem levar alguém a pensar que a adoração e o serviço no Reino de Deus seria tão melhor se não houvesse tudo isso. O que fazer, então? Não se envolver?

Só sabe quanto dói uma dor quem já sentiu. Logo, toda essa roda-viva diária que o cristão moderno está submetido tem o seu lado positivo, principalmente, se um dia for-lhe dada incumbência de cuidar de vidas. Como poderia entender o cansaço físico de uma ovelha aquele que nunca trabalhou nem mesmo utilizou transporte público no horário de rush? A frequência irregular nos cultos poderia ser entendida de outra forma se um dia quem lhe cobra tivesse enfretado a maratona de um concurso público ou soubesse o que é ser mãe solteira.

Esta incompreensão cria um muro entre líderes e liderados. Estes não foram tirados do mundo para olhar os outros de baixo para cima. São vidas, escolhidas por Deus com todas as suas imperfeições e qualidades; sim, vidas! E como tal procuram seus semelhantes a quem podem compartilhar suas angústias e temores. Daí o lado positivo dos cuidados do mundo: eles nos deixam em pé de igualdade uns com os outros. Eles nos deixam na exata medida daquilo que essencialmente somos: seres humanos.

--
Este blog é melhor visualizado com o Mozilla Firefox.
Lembrou de alguém ao ler o artigo? Compartilhe com ele. Clique no botão abaixo:

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados