domingo, 6 de setembro de 2009

Os descedentes dos fabricantes de bezerro de ouro e sua teologia metamórfica


Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois
você sabe de quem o aprendeu. 2 Tm 3.14

Palavras do apóstolo Paulo servem como advertência para os que almejam cumprir a vontade do Senhor, nestes dias. Peço aos mais velhos que me ajudem, pois, ouso a dizer que nunca se viu tanta contradição no meio evangélico como a que existe agora. Teologias metamórficas que se transformam naquilo que antes era o alvo de questionamento e até discordância. O que está acontecendo?

Alguém já disse, o povo não é bobo. E não é mesmo. Astuto e corrompido pelo pecado original, nos seus espasmos carnais dá a luz a mitos e mestres segundo os seus próprios interesses (2Tm 4.3). Querem atenção e carinho, querem ânimo e festa, pensamento positivo, um culto bem "pra cima", bem legal... e homens se esquecem de sua formação, trocam seus valores pelos gritos de uma multidão eufórica que séculos atrás urrava "Barrabás, Barrábas...". O relativismo acampou em plataformas e tomou o microfone de muitos. Onde foi parar a convicção protestante? Incrivelmente, uns dizem que não há pecado porque Jesus já levou o pecado na cruz. Dizem outros que o pecado depende de sua consciência, ou seja, depende do ponto de vista. E a Bíblia serve para que mesmo?

Por outro lado, as pessoas não são tão manipuláveis assim. A informação está globalizada e se a internet não é uma fonte cem por cento segura, a Bíblia é. Ater-se ao conteúdo que está entre capa e contra-capa é proteger-se dos ventos de doutrina. Por que alguém liga para uma rádio perguntando, "isso é pecado"? Não existe um homem de Deus em sua congregação para instruí-la ou ela procura um hálibi? Oração-jejum-leitura bíblica dá trabalho... de repente no Google tem alguma coisa. Fabricantes de bezerro desta geração almejam administrar o puro e o profano debaixo da vista grossa de seus mestres em troca de dízimos, ofertas e devoção! Aceitam serem súditos de homens e trabalharem por seus impérios.

Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. 2Tm 4.4

Timóteo deveria estar preparado para a impopularidade. Aqui nasce o pacto sinistro entre os que não suportam a sã doutrina e seus instrutores. Chamam de aliança, de submissão às autoridades espirituais, de dar ouvidos aos seus "profetas" para prosperar... nada mais do que mera conveniência: um prega o que se quer ouvir e o outro ouve e o segue numa servidão à moda medieval. Pronto. Pouco importa se o que foi dito não tem embasamento bíblico, se o líder falou está falado, nem precisa abrir as Escrituras. Se ele defeca na Hexegese e Hermêutica; o povo dá descarga. Estamos felizes, estamos crescendo numericamente, somos evangélicos... Cumprida a palavra do apóstolo Paulo, o que fazer?

Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério. 2Tm 4.5

Não se iguale. Não ceda aos elogios, às propostas e artimanhas. Permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção. O evangelho do Senhor Jesus Cristo é simples. A pregação de Paulo choca-se com a dos mestres modernos, porque ele exorta Timóteo a sofrer, trabalhar na Obra, ser pleno em sua vida espiritual e... e... e como assim? Não promete nenhuma vitoriazinha? Nada, nada? Hã-hã... diferentemente daqueles que pregam luta-vitória-vitória-luta. Falam de Davi e Golias, Golias e Davi, Davi e Saul, Saul e Davi, a mulher do fluxo de sangue, o fluxo de sangue da mulher e qualquer outra passagem que contenha textos para o seu próprio pretexto! Não, não é errado pregar mensagens de consolação e de vitória, mas, segundo a carta paulina, não dá para se pregar apenas isso (seja moderado em tudo).

Todos erramos e erraremos. Todos temos o direito de voltar atrás. Seguindo as palavras de Jesus (Ap 2.5), voltemos ao lugar da queda e não a um outro lugar mais cômodo. Voltemos a praticar o que praticávamos no início da caminhada e não adentremos em mover daqui e mover dali. Ora tal coisa é a visão, ora já não é mais... ora eu prego contra, ora eu prego a favor, ainda que sem biblicidade que a respalde. Defende-se o que dá resultado e o que o povo pede, se não, ele vai embora... ele "não concorda" e vai procurar outro mito. Não se iluda! "O beijo amigo é a véspera do escarro; A mão que te afaga é a mesma que apedreja". Lutero ao se livrar do erro, retornou às Escrituras, lugar de verdadeira segurança espiritual. Seguindo seu exemplo, a meditação aconselhável é: dá para permanecer naquilo que tenho aprendido? O que tenho aprendido foi o que Timóteo aprendeu? Há convicção no ensino ou ele é pautado em mensagens de outros "mestres"? Estou ensinando algo que pode ser pregado a toda criatura?

Lembre-se quantas vezes você ouvindo uma pregação franziu a testa. Era uma dúvida em relação à biblicidade daquelas palavras, mas, como você aprendeu que dúvida é do diabo, deixou pra lá. Toda vez que isso acontecer, abra a sua Bíblia! Pode ser a sua chance de livrar-se da operação do erro. Ressalto que não incentivo aqui nenhuma espécie de bravata e rebeldes-sem-causa, até porque estes procuram aplicar certos mandamentos aos outros que eles mesmos não praticam. Se você "não sabe nem a hora que está com fome", por favor, contenha-se. Saiba, porém, que desejar entendimento não é pecado.

Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo. At 17.11

Fabricantes de bezerro jamais ensinarão isto a você, nem os seus mitos, ao contrário, porão tampões em seus ouvidos para que você torne-se mais um a repetir frases feitas. Dobre os seus joelhos e ore. Tomara que as palavras de Paulo um dia façam sentido para você!

Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim. Quanto ao que lhe foi confiado, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós. 2Tm 1.13-14.






Um comentário:

  1. meu Perfil no orkut gostei do bloc tem haver com meu orkut o perfil massa muito bom Gloria a Deus.
    meu perfil amado Paz do Senhor Jesus
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=10100981980167160167

    ResponderExcluir

Direitos Autorais Preservados