sábado, 10 de janeiro de 2009

O Deus dos pequeninos


Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. (Mt 11.25)

Coisa tremenda! Jesus num momento de grande satisfação glorifica o nome do Senhor por uma atitude que alegrou demais o seu coração. Ele se refere ao fato de "estas coisas" terem sido ocultadas a uns e reveladas a outros. A pergunta é: que coisas eram essas? E por que Jesus se alegrou tanto assim?

Subindo um pouquinho no texto bíblico encontramos a passagem das "cidades impenitentes". Jesus exortava Corazim, Betsaida e Cafarnaum, visto que, nelas muitos milagres tinham sido operados, muitas pregações foram realizadas, porém, não houve arrependimento. Logo depois de dizer que haverá menos rigor para Sodoma e Gomorra do que para Cafarnaum, Jesus então agradece ao Pai por isso. Era como se ELE dissesse que a revelação de que ELE era o Messias havia sido dada às pessoas certas, aos pequeninos, até porque o horror está preparado para os habintantes daquelas cidades e assim o será, sem misericórdia!

No versículo vinte e cinco, a palavra "sábios" refere-se aos filósofos e oradores gregos, teólogos judeus e mestres cristãos. Imaginem essa gente compreender que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida? Talvez dissessem que chegaram a esta conclusão devido a toda sua bagagem intelectual... vai-se saber... o certo é que se você tem essa verdade em seu coração, seja grato todos os dias. As Escrituras nos garantem que a revelação deste mistério não é dado a qualquer um, não só porque muitos são chamados e poucos são escolhidos, mas também porque disse Jesus:

Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. (Mt 11.27)

Ou seja, o Pai nos ensina e abre o nosso entendimento para compreendermos quem é Jesus de fato e o Filho nos ensina tudo acerca do Pai. Para sermos alvo da Graça redentora parece que a condição fundamental é sermos "pequeninos"; nepios, no grego, também significa "menor". Ser menor é estar na mira dos olhos de Deus para ser ensinado, para ser cuidado e transformado segundo Sua imagem e semelhança. É também estar vulnerável, de certa forma, pois uma criança é um ser pequenino, frágil e que não sabe se defender.

Já ouviu quando a mãe chama o filho de burro? Ou quando um adulto fala que a criança é uma peste, é muito bagunceira, etc? Nunca vi uma criança se defender, contra-argumentar... nunca vi um pequenino colocar o seu ponto-de-vista. Tá entendendo, térra? Quem está entendendo, começa a dar glória a Deus!!!! Como é você irmão(ã) quando um "adulto" lhe rotula? Diz que você é muito isso, é muito aquilo? Hã? Até mesmo dizem de você na igreja que você é muito pentescostal... que dá glória muito alto... que é muito crente? (misericórdia, mas, tem gente que não vigia e dar lugar. Ef 4.27). O que você faz? Você procura contra-argumentar com as suas razões ou o seu achismo? Como alguém pequeno, você escuta e se conforma ou dá uma de pirracento, falando mais alto, soltando ironias no meio do povo, etc? Ai, Jesus! Tá estreitando...

Pra ter a revelação do Pai e do Filho tem que ser pequeno... deixa pra lá quem não entende o manto que Deus tem contigo porque você foi chamado pelo Senhor dos Exércitos. É ELE que sabe os pensamentos que tem a seu respeito, é ELE, é ELE, é ELE!!! Se tu é pequeno, fica calado! Se tu é pequeno, obedece! Se tu é pequeno, não responde! Se tu é pequeno, não guarda rancor! Se tu é pequeno, limpa o coração e toma a Santa Ceia dignamente! Se tu é pequeno, deixa que o Pai cuida... é o Pai que responde... é o Pai que fala.. é ELE é ELE é ELE!!!!

Vai crente... chora um pouquinho que é o Pai que recolhe as lágrimas derramadas no silêncio. Se tu és pequeno, sofre calado. Pequeno não se rebela! Deus quer pequenos, não infantis! Deus quer pequenos, não mimados! Deus quer pequenos, para que ELE cresça e somente ELE! Se Saul cismou com Davi, por que razão não iriam cismar contigo? Por que Deus impediria? Deixa ELE sondar o teu coração e saber se tu é pequeno só de boca... fica com carinha de choro na hora do louvor, mas, quando toma um cascudo de alguém... quer fazer birra, quer revidar, quer fazer malcriação... NÃO! Se a pessoa está errada é ela e Deus, meu irmão... se falou o certo da maneira errada, é Deus que corrige porque só existe um Juiz! Não queira ser Juiz... eu não fiz Direito! Eu não quero ser Juiz... eu quero é ser pequeno!!!!!!!!

Talvez você me diga: mas irmão... eu tô consado... por onde eu passo é só cascudo... é irmã acusando disso, irmão daquilo... eu tô no banco mó tempão... poxa, Deus sabe o temor que tenho a ELE... eu não faço por mal não, varão... poxa, eu só quero mais de Deus, sabe? Mas, eu só tomo na cabeça, quando não é de um lado é de outro... até já me disseram, aqui você não prega! Eu tô cansado, irmão... o tempo tá passando... só Deus sabe como eu tô por dentro... eu sei que Deus me plantou aqui... não entendo porque disso tudo... eu.. eu... eu não entendo...

Vaso, fica esperto! Sai da Terra! É... sai da Terra! Começa a raciocinar com a mente de Cristo que o apóstolo Paulo nos afirma que possuímos. Tu achas mesmo que Deus está atrasado? Achas? Tu achas mesmo que Deus não sabe o que está fazendo permitindo tais coisas? Ora ora, meu irmão, nosso Deus é muito Deus, rapaz! É sábio o bastante para controlar tudo e todos. É soberano. É Onipotente... se tu é pequeno, pára de questionar! Tá cansado? Vai descansar, à sombra dELE, a sombra do Onipotente! Porque criança pode estar em meio à pobreza que estiver, ela não está nem aí... ela brinca com o que tiver nas mãos... pode ser uma bola velha, uma boneca quebrada... ela fica como que imune ao que acontece ao redor, sua alegria é genuína, é verdadeira. E aí? "A minha graça te basta" ou não basta?

Meu Deus! Os adultos são assim mesmo... uns chatos brigando, muitas vezes, por nada. Paulo diz a Timóteo que uns "tem mania por questões" (1Tm 6.4). Enfim... não percamos nossa comunhão com o Espírito Santo por tão pouco. Não rejeitemos às revelações do Espírito Santo em troca do nosso ponto de vista, não...

Mas, qualquer um que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. (Mt 18.6)

A sua briga já está comprada! Quando alguém mexe com um pequenino, Jesus fica indignado! Então deixe que ELE compre seu "barulho". Xiiii... quietinho, pequenino... quietinho... Porque talvez esse ego precise diminuir mais um pouquinho, esse argueiro precise ser cerrado mais um pouquinho, essa carne precise ser queimada mais um pouquinho. O Deus de Israel não é Deus de coisa grande, ELE não é Deus de gente grande, ELE não é Deus de gente graúda... ELE é o Deus de pequeninos!!! Se tu crê nisso, em tudo dai graça! Glorifica! Glorifica! Glorifica!

É muito forte, crente... Fiquemos na obediência e na submissão porque assim o adversário não terá como nos acusar. Permaneçamos firmes, porque haveremos de colher, se não nesta dispensação, na vindoura, porque assim está escrito:

Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. (Marcos 10.14)

Amém!





2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quero mais de Deus e vcs o que querem viver com ou sem Deus????????eu sempre prefiro com Deus pois é ele que morreu na cruz por mim e por vc e vc nem dar valor pelo que ele fez por vc as pessoas que estão ao seu redor!Se vc pensa em se consertar com Cristo amanha talvez seja tarde de mais pois nunca se sabe o que pode acontecer!

    ResponderExcluir

Direitos Autorais Preservados