quarta-feira, 5 de junho de 2019

⇒ Pregação Para JOVENS: 3 Ideias Maneiríssimas Para Se Inspirar


como pregar para jovens e adolescentes

Conseguir inspiração para montar uma pregação para jovens nos dias atuais nem sempre é das tarefas mais fáceis.

Eles são bombardeados com tanta informação diferente que existe um risco grande de as pregações se distanciarem da realidade deles.

É por este motivo que neste post você vai ter ideias para de uma maneira mais didática pregar mensagens bíblicas para os  jovens, além de capacitá-los para enfrentar os desafios diários.

Fique até o final e descubra:

→Como Utilizar OS SERIADOS Para Montar Uma Palavra Para Jovens

→Como Utilizar Os FILMES Para Montar Uma Palavra Para Jovens

→Como Utilizar O YOUTUBE Para Montar Uma Palavra Para Jovens

→Aviso Importante!!!

Como Utilizar OS SERIADOS Para Montar Uma Palavra Para Jovens


Se você é líder de jovens ou faz parte do ministério responsável pelo culto de jovens, deve estar antenado ao que está acontecendo no mundo deles.

Uma excelente opção para se inspirar são os seriados, porque jovem adora seriados.

Isso torna mais fácil o despertar do interesse pela Bíblia sagrada quando eles percebem que sim, ela tem aplicação prática para os dias atuais.

Abaixo, alguns dos mais populares seriados e como usá-los.



pregação para jovens e adolescentes

SEX EDUCATION: um jovem rapaz tem uma mãe que trabalha como terapeuta sexual. Ele utiliza o conhecimento dela para ajudar colegas de turma nas dúvidas que sempre surgem nessa idade.

Aplicação no estudo bíblico para jovens: a quem você pede conselhos? Seu colegas de turma tem a mente de Cristo? Que tipo de dica você espera de alguém do mundo?

Você conversa com seus pais sobre tudo ou tem alguma coisa que eles não sabem de você? Você confia mais nos seus líderes ou nos seus colegas?




pregação para jovens e adolescentes

VOCÊ: um rapaz se apaixona por uma moça e começa a perseguí-la até conseguir reciprocidade ao ponto de os dois fugirem para viver uma história de amor.

O pano de fundo da história é a utilização das redes sociais, o que gerou um debate na sociedade sobre a maneira de as pessoas se exporem.

Aplicação prática no estudo bíblico para jovens: como você utiliza sua rede social? Ela glorifica ao Senhor ou serve de pedra de tropeço?

Você usa com moderação ou ela já te domina? Você tem necessidade de se expor, de likes e curtidas? Por que você busca aprovação das pessoas se a Bíblia diz que você já não é mais do mundo?


palavra para jovens

FRIENDS: série clássica dos anos 1990 retrata um grupo de amigos que vivem os desafios da juventude, relacionamentos e responsabilidades de forma engraçada e casual.

Aplicação prática no estudo bíblico para jovens: semelhantemente  ao seriado Sex Education, você pode explorar a questão da mente de Cristo, de ser o sal da terra e a luz do mundo.

Nossos jovens estão inseridos num contexto de debates e ideias que se opõem à Bíblia Sagrada.

Eles se depararão com essas conversas ou na faculdade ou no trabalho e nada melhor do que já prepará-los para o campo de batalha.

Será que eles estão numa posição de dar ou pedir conselhos aos colegas? Será que eles sabem refutar opiniões contrárias ao Evangelho de Jesus Cristo? Será que eles sabem amar quem pensa diferente?


palavra para jovens

MARVEL - O JUSTICEIRO: se você não conhece o enredo deste seriado, ele conta a história de um homem que resolve fazer justiça com as próprias mãos depois de perder a família assassinada.
Na segunda temporada, ele tenta começar uma nova vida após ser perseguido por todas as instituições da lei norte-americana.

Aplicação prática no estudo bíblico para jovens: contexto riquíssimo para uma mensagem bíblica para a juventude da igreja.

Você pode explorar a questão de se fazer justiça com as próprias mãos trazendo a reflexão: você sabe descansar no Senhor?

Você já deixou aos pés da cruz o que você sozinho não consegue resolver e sabe o significado do fardo de Jesus?

Em relação à segunda temporada, pregue sobre como levar a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo para os que desejam recomeçar.
Sobre a perseguição, e se as leis do nosso país fossem alteradas? Você está disposto a ser perseguido por amor a Cristo?







Como Utilizar Os FILMES Para Montar Um Estudo Bíblico Para Jovens


Na mesma linha dos seriados, procure se informar sobre o que a juventude tem assistido nos cinemas e pesquise o enredo. Trago aqui algumas sugestões.


palavra para jovens

DUMBO: o filme conta a história de um elefante de orelhas enormes que com elas é capaz de voar. Embora, pareça meio bobinho, é oportuno para pregar sobre um tema atualíssimo: o bullying nas escolas.

Aplicação prática na pregação para jovens: Jesus viveu perfeitamente com os diferentes e os marginalizados da sociedade.

Como você se comporta diante daquele que é menos popular na escola? Você é canal para agregar e facilitar a ambientação do seu irmão ou se junta aos escarnecedores?

E se você é quem sofre bullying por algum motivo, assim com a personagem do filme, faça do seu limão uma limonada. Entenda que em Cristo já tem o suficiente para vencer qualquer barreira, seja física ou emocional.


palavra para jovens

CAPITÃ MARVEL: uma heroína que se compromete a proteger o planeta terra numa guerra intergalática.
Aplicação prática na pregação para os jovens: o papel da mulher na Bíblia, sua importância, sua valorização por parte de Jesus…


palavra para jovens
ALADDIN: a clássica história de um jovem pobre que ao encontrar uma lâmpada mágica liberta um gênio que lhe concede seus desejos.
Aplicação prática na pregação para os jovens: como você vê Deus? Como alguém disponível e obrigado a cumprir promessas e vontades? Você O enxerga como a própria bênção ou apenas como um abençoador?

Como Utilizar O YOUTUBE Para Montar Uma Palavra Para Jovens

É inevitável que os jovens cristãos nos dias atuais assistam a canais seculares no YouTube. Essa é uma realidade que o líder deve usar a seu favor e não fechar os olhos como se não fosse assim.

O que eu sugiro é você fazer uma busca para checar quais os vídeos com mais views e a partir daí montar sua pregação para jovens visando o contraponto e o questionamento.


Por exemplo, o vídeo do Porta dos Fundos satirizando a Santa Ceia é oportuno para ensinar os jovens a lidar com a chacota e a ignorância dos descrentes.

Fazê-los entender que é nessa hora que seu testemunho é colocado em prova faz todo sentido.

Eles tem que saber como se comportar diante desse tipo de afronta.

No YouTube você encontra de tudo e, portanto, pode fazer um estudo bíblico sobre diversos temas.

Há vídeos que escracham as lideranças evangélicas, há vídeos em que se dá respostas “bíblicas” [aparentemente], mas que estão fora de contexto…
Enfim, analisar e contradizer esse tipo de conteúdo juntamente com os jovens da igreja produzirá um crescimento gradativo.

🔔 AVISO IMPORTANTE

Como já foi realçado no post → É Pecado Beber Vinho Ou Cerveja? 3 Aspectos [DEFINITIVOS] Para Você Decidir se faz necessário, antes de colocar em prática essas ideias de pregação para jovens, conversar com a sua liderança.
A adequação com a cultura da igreja é fundamental para que a finalidade seja alcançada a fim de se evitar confusão.
Por exemplo, se a sua igreja fica numa cidade pequena de interior, talvez, seja possível que os líderes não queiram que seja falado “dessas coisas de internet” no púlpito.
Outros podem considerar uma inconveniência fazer menção a certos seriados e filmes, pois isto poderia estimular a curiosidade na juventude e expô-los a conceitos mundanos.
Por isso, não deixe de levar a sua pauta aos seus pastores, pois, se não obtiver o aval deles para esse tipo de culto jovem, lembre-se que há um tempo determinado para todas as coisas.
Se você é bem-aventurado e conseguiu a bênção dos líderes, então, anote aí sua pregação para os jovens usando como pano de fundo:
→seriados;
→filmes;
→canais do YouTube
Certamente, a atenção e o interesse dos jovens será aumentada e vidas serão transformadas pelo poder do Evangelho de Jesus Cristo.
Gostou? Compartilhe esta postagem 😃👍


Direitos Autorais Preservados