segunda-feira, 17 de junho de 2019

⇒ Uma Maneira 100% Eficaz De Falar Sobre Jugo Desigual Com Seu Filho [CASO NEYMAR]



Foi de repente. Nossa família sempre foi muito unida, criamos nossos filhos na igreja e sabíamos que estavam bem encaminhados na vida. A verdade é que imaginávamos que jamais fosse acontecer essa coisa de jugo desigual, mas aconteceu: o nosso mais velho se apaixonou por uma menina do mundo. Foi uma época difícil vê-lo faltar aos cultos para levá-la ao cinema. No começo, parecia que era só um namorico, mas o tempo foi passando e quanto mais falávamos mais envolvidos eles se tornavam. O meu menino agora queria tomar as rédeas da própria vida e dizia para eu não me meter. Como eu chorei! Até que ela engravidou e... bem, o relacionamento deles chegou ao fim de forma traumática. Meu filho não era o pai da criança... Beatriz de L. e Souza, 62 anos, mãe de Pedro Gabriel, 26.

Pregações sobre jugo desigual na Bíblia não são incomuns nas igrejas. Então, por que será que este tema ainda é tão questionado pelos jovens cristãos?

Fique até o final e conheça a maneira 100% eficaz de falar sobre isso com seus filhos. 

jugo desigual é pecado

Mas, O Que É Jugo Desigual?


Falando de maneira mais didática, jugo é o nível de responsabilidade sob o qual cada pessoa se coloca. Por exemplo, se você está solteiro, então, terá certos deveres a cumprir.

Ao se propor casar com alguém, seus deveres serão outros e maiores por envolver diretamente outras pessoas (esposa e filhos). Não é necessário absorver responsabilidades que não são suas.

A Bíblia relata que é melhor serem dois do que um porque quando um cair o outro o levantará. Agora, imagine não poder contar com isso?

Pense em como deve ser... estar sempre preocupado com o outro sabendo que ele não tem estrutura para lhe compreender e lhe ajudar nas questões da vida.

Você, irmã, deve ter em mente que necessitará de um pai para seu futuro filho. Como será cuidar de "duas" crianças ao mesmo tempo?

Você, irmão, deve ter em mente que necessitará de uma esposa e não de uma menina que lhe exija os deveres de uma paternidade que ela não viveu. Imagine ter que ser pai de sua mulher muitas vezes?

Por mais diferente que um casal seja, tais diferenças não devem comprometer o principal: a partilha do jugo. A responsabilidade precisa ser dividida entre ambos, do contrário, todos sofrerão.

jugo desigual no casamento

Jugo Desigual: Por Que Você Pode Estar Errando Ao Falar Dele?


Vamos avaliar a expressão grega heterozugeo traduzida para a Língua Portuguesa como jugo desigual. No grego a expressão aponta para alguém que tem um relacionamento desigual ou que tem comunhão com alguém que não é semelhante (Léxico Strong). A palavra jugo significa na nossa língua a canga ou junta que era posta sobre os bois, geralmente uma dupla, utilizada nas lavouras agrícolas.

Concorda que essa não é a melhor maneira de se abordar o tema, até porque ele geralmente interessa mais aos jovens da igreja?

Na fase do namoro, já começa a demanda de perguntas sobre "Por que é pecado namorar uma pessoa do mundo?" e, portanto, é importante sim saber comunicar de forma clara a resposta.


Não estou aqui menosprezando os detalhes teológicos, pelo contrário, eles são importantes para ilustrar o significado do texto.

Vale pensar no melhor momento para sua utilização. Um jovem nascido e criado em cidade grande terá menor compreensão da representatividade de bois, juntas etc.

Não seria mais fácil responder: "Não deve namorar uma pessoa do mundo porque vai dar ruim"? Clareza é tudo!

neymar fé

O Caso Neymar E O Exemplo Prático Do Jugo Desigual


Neste mês de junho de 2019 o craque Neymar estampou as capas de jornal de todo o mundo devido à acusação de violência sexual contra uma jovem de 22 anos.

Como o jogador conheceu ela? Através das redes sociais.

Qual é a profissão de fé dele? Ele é cristão. Muitos não sabem, mas Neymar era membro de uma igreja batista em Santos, litoral de SP.

Este, então, é um exemplo prático de jugo desigual mais facilmente entendido por qualquer jovem cristão.

→Por que ficar é pecado?

→Por que namorar  alguém do mundo é pecado?

→Por que namorar alguém do mundo é jugo desigual?

Basta olhar o caso Neymar e qualquer um entende.

Deus não é um Deus de confusão e a proibição é sinônimo de proteção e não de censura. Certamente, se Neymar tivesse se mantido fiel aos princípios, não estaria passando por tudo isso.

Ele fez a escolha. Não praticar o que aprendeu na igreja. Fazer o que bem quisesse fazer. Sair com quem quisesse sair. Colocar-se sob jugos e mais jugos desiguais. Agora colhe o que vem plantando há anos e anos.

Existem pessoas legais no mundo, é claro que sim. Moças e rapazes obedientes a pais e mães e cheios de bons princípios. Claro que existem. Só que não se pode simplesmente receber o Espírito Santo por bom comportamento.

Quem não tem o Espírito, não ouve o que Ele diz à Igreja.

Se você deve vigiar para não cair, mais trabalho terá para evitar a própria queda e levantar quem estiver ao seu lado permanentemente caído.


jugo desigual é pecado

A Maneira 100% Eficaz De Como Falar De Jugo Desigual Com O Seu Filho


O primeiro critério para escolher alguém para namorar ou casar deve ser se a pessoa é a da mesma fé. Inclusive, faço coro aos mais antigos e também afirmo: preferencialmente da mesma denominação.

A insistência de alguns jovens em quebrar esse protocolo é muito pelo que acontece no cenário gospel atual. Você recorre ao grego e a n versículos para ensinar que crente casa com crente.

O jovem cristão acessa a internet e fica sabendo que o cantor tal se divorciou pela terceira vez e em todas as vezes casou com evangélicas. Isso não faz sentido nenhum, percebe?

Basta ser crente, então? Não, não basta, mas sim, este deve ser o primeiro critério.

A partir dele, você, então, deve ensinar a vida como ela é, cheia de incertezas e desafios demonstrados em exemplos práticos da mídia e aos seu redor.

Se casando com crente o divórcio vem aumentando no meio da igreja, imagina se casar com gente de fora.

O que aconteceu com Neymar, acontece com muitos cristãos que se deixam levar pelas paixões do coração e não pensam que aquele "amor da minha vida" pode se transformar:

→numa chantagista que vai engravidar para te prender;

→em alguém que vai te afastar da sua família e amigos;

→em alguém que vai mudar completamente depois do primeiro filho;

→em alguém que vai te questionar "por que pra você tudo é pecado"?

→em alguém que vai te expôr pelas redes sociais;

→em alguém que finge respeitar sua religião, mas vai te pressionar pra você escolher entre a igreja ou relacionamento;

→em alguém que vai discutir e usar a expressão "E eu?" de vez em sempre...

→em alguém que vai travar o seu ministério;

→em alguém que vai fazer você  morrer espiritualmente;

→em alguém que vai adorar outros deuses;

→em alguém que vai querer criar seus filhos de maneira diferente;

→em alguém que vai querer viver a vida de solteiro estando casado;

→em alguém que não tem e não terá compromisso com Deus! 

→em alguém que não vai te acompanhar à igreja.

Lóóógico que tudo isso pode acontecer se você se casar com uma pessoa evangélica, mas fazendo assim você diminui e muito a margem de erro.

Então, você pregador, seja franco e você pai ou mãe seja objetivo ao falar de jugo desigual para seu filho. Mostre a vida como ela é com o maior número de exemplos possíveis.

Fatos concretos que permitam o contraste. 

A sua clareza vai lhe render bons frutos. Pode acreditar que sim!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados