quarta-feira, 15 de maio de 2019

Quem É Tiago Brunet: Pastor Coach ou um Coach Pastor? [Minha Opinião]


Tiago Brunet é um dos autores brasileiros mais lidos da atualidade e um dos pregadores de maior destaque em 2019. Mas, afinal, quem é Tiago Brunet? Ele é um pastor e coach ou um pastor ou coach? Você não sabe como ouvi falar dele pela primeira vez anos atrás...

Continue lendo até o final e conheça mais sobre ele:
  • O Pastor
  • O Coach
  • O Escritor Renomado
  • Mas, Afinal Quem é Tiago Brunet?
  • Conclusão



tiago brunet 2019
Tiago Brunet e sua proposta de "igreja do futuro"



























Era um final de tarde de uma quinta-feira. Eu havia sido convidado a participar de uma palestra  sobre produtividade e isso me interessava demais por causa da minha área de atuação: corretagem imobiliária. 

Lá fui eu cheio de expectativa para uma sala num prédio comercial localizado na Barra da Tijuca, bairro nobre do Rio de Janeiro.

Eu nem sabia quem era o palestrante e toda a minha expectativa acabou se desfazendo com trinta minutos de explanação. 

O conteúdo era repetitivo, mais do mesmo e foi seguido de uma série de ofertas de dvds e outros materiais do autor. 

Decepcionado, fui pra casa com aquela sensação de que o palestrante era apenas mais um querendo surfar a onda do "empreendedorismo de palco.

E foi assim que eu ouvi falar pela primeira vez de Tiago Brunet há anos atrás. Com essa primeira impressão, um amigo meu "torceu o bico" quando compartilhei uma pregação que eu havia assistido no You Tube. 

Foi nesse momento que ele me fez o relato acima e confesso que já fiquei com o pé atrás. A partir daí, comecei a "analisar" algumas mensagens ou melhor a forma como elas são transmitidas e tirei as minhas próprias conclusões, não da pessoa porque não o conheço, mas sim da maneira como ele se apresenta.

O PASTOR


Idealizador da Conferência Destino. Tiago Brunet é pastor, treinador de líderes e escritor renomado na área de desenvolvimento pessoal e espiritualidade. Fundador da Casa de Destino e CVO do Instituto Destiny. 

Essa é a apresentação encontrada no site do evento organizado por ele, a Conferência Destino. Sendo voltada para a liderança evangélica, para ela Tiago Brunet usa sem problemas a alcunha de "pastor" e omite o título de coach

Talvez para evitar certo preconceito, como eu abordei no post  Coach ou Pastor? PNL ou Bíblia? Saiba Agora Mesmo Se Você Pode ou Não Pode Conciliar! 

O evangélico de forma geral tende a rejeitar tudo o que não entende e pareceu ser prudente a omissão desse título que hoje já é adotado por diversos líderes evangélicos sem maiores problemas... 

A expressão "desenvolvimento pessoal e espiritualidade" deixa clara a intenção de se comunicar com o público "secular" que é ferrenho consumidor dessa espiritualidade não religiosa, sem dogmas, sem templos e mais subjetiva. 

Quer dizer, pautada no que a pessoa acha que é Deus e no que ela acha que é certo ou não.

Outra curiosidade é que Tiago se diz Fundador da Casa de Destino que não possui no nome "ministério", "igreja" ou "comunidade evangélica", embora, cumpra esse papel. 

Esse descolamento com o evangeliquês fica bastante claro no jogo de palavras e reforça ainda mais a intenção de fugir do óbvio e da tradição. 

Há, então, uma coerência com o próprio discurso de suas palestras/ministrações que são recheadas de termos como "a igreja do futuro", "coaching ministerial" etc. 


Aliás, visitando o site http://igrejadofuturo.tiagobrunet.com.br/ você se depara com um treinamento chamado "Desenhando A Igreja Do Futuro".

No Youtube, seus vídeos ultrapassam 38 milhões de visualizações, sendo que o mais popular deles fala sobre a “Oração Inteligente”. 

Dentro outros temas famosos estão: “Eu sei porque você ainda não casou”, “Cumpra os princípios para Deus cumprir as promessas” e “Triste por alguém ter saído da sua vida”.


tiago brunet casa do destino
Capa de Revista que circula em Orlando, EUA. Reconhecimento internacional de Tiago Brunet.

O COACH


Ele tem uma daquelas histórias de sucesso na vida, quase que meio clichê de alguém faliu enquanto empreendedor no ano de 2013, acumulou uma dívida astronômica e que viu tudo mudar ao lançar seu primeiro livro "Rumo Ao Lugar Desejado" com prefácio de Augusto Cury. 

Faturamento em direitos autorais: R$500.000,00. Essa, sem dúvida nenhuma é uma história que inspira (e que vende, vende muito) e lhe deu matéria-prima para enveredar pelo caminho da auto-ajuda. 

Ele também é filho de pastor cujo pai nunca alcançou o sucesso ministerial tão sonhado. Tiago Brunet soube juntar o útil ao agradável possuindo uma mensagem que agrada a gregos e troianos (literalmente), tanto no campo ministerial, quanto no campo da auto-ajuda.

Ele não se colocar como bispo ou pastor de pastor, mas treinador mesmo no sentido de utilizar abertamente seus conhecimentos de Programação Neurolinguística para lidar com as demandas de uma igreja local. 

Nisso, inclusive, está incluída a maneira como se prega, o tempo de pregação e iluminação do templo. Outra coisa muita enfatizada é o tal do networking. 

Sabe aquela coisa de "se pregar naquela igreja não prega na minha"? Então, essa rede de relacionamentos é incentivada para que se alcance a projeção desejada no meio evangélico.

ESCRITOR RENOMADO

tiago brunet dinheiro é emocional saúde emocional para ter paz financeira
Tiago Brunet e uma de suas obras mais vendidas

Com tanto know-how e tendo uma visão mercadológica aguçada, Tiago Brunet omite nos seus livros a alcunha de pastor, o que lhe permite ser lido sem nenhum preconceito por pessoas não religiosas. 

Resultado: sucesso absoluto! A obra "12 Dias Para Atualizar A Sua Vida", ficou por meses entre os mais vendidos no site da livraria Saraiva. Segundo reportagem da Revista Veja:

Quase metade dos discípulos de Brunet, no entanto, não busca suas dicas para alcançar os “assuntos do alto”, mas sim para enriquecer ou ganhar destaque na vida profissional. 

Para essa turma, ele assume a posição de coach e passa a abordar temas bíblicos apenas como uma espécie de mensagem subliminar. “Não uso termos bíblicos. 

Em vez de falar em Deus, gosto de usar a expressão ‘algo maior’ ou ‘conspiração divina’ ”, justifica. Seu último livro, chamado Descubra o Seu Destino, foi lançado pela Editora Planeta em agosto de 2018 com uma espécie de “banho de loja”, para não ser confundido com uma publicação apenas religiosa, o que ocorria com as obras anteriores de Brunet. 

Desse modo, as páginas ganharam quadros explicativos e a capa assemelha-se à de best-sellers de desenvolvimento pessoal, caso de O Poder do Hábito, lançado pela Editora Objetiva. Ele também oferece palestras fechadas sobre assuntos como liderança e foco. 

A cada hora de evento, chega a embolsar até 50 000 reais.
Para ler a reportagem completa, CLIQUE AQUI




MAS AFINAL, QUEM É  TIAGO BRUNET?


Particularmente, penso que ele seja alguém que está  fazendo um trabalho relevante em prol dos evangélicos e de uma maneira didática, visto que, a aceitação nesse meio é mais fácil quando alguma coisa vem rotulada de "gospel". 

O que quero dizer é que um evangélico provavelmente não contrataria um coach para lhe ajudar em questões da vida como saúde, finanças e desenvolvimento pessoal. 

Um pastor jamais contrataria um auditor secular para lhe apontar todos os equívocos de sua igreja enquanto organização constituída de pessoas com diferentes visões de mundo. 

Essa lacuna entre a necessidade e a solução foi enxergada por Tiago Brunet que tem sua aceitação pelo fato de ser pastor de um ministério.

Por outro lado, sua aceitação no público secular se dá justamente pelo distanciamento com tudo aquilo que possa lembrar um pastor tradicional, inclusive seu título. 

É quando se faz presente apenas o coach e nada mais com alguns insights ilustrados de forma bem suave com um ou outro versículo bíblico.

CONCLUSÃO


Você pode gostar ou não do estilo de Tiago Brunet. Eu, particularmente, prefiro outros autores que  me agregam mais na área de desenvolvimento pessoal, conforme deixei claro neste post PNL É Pecado? Descubra Agora Se Programação Neuro-linguística É Pra Você!

Minha visão é de que Joyce Meyer é de vanguarda nessa temática e usa menos artifícios para faturar, embora seus eventos e livros (obviamente) também sejam pagos. Gosto, nesse campo, de citar outros nomes que não são evangélicos, mas que me agregam bastante como Tony Robbins, Gabriel Goffi e T. Harv Eker (autor de "Os Segredos Da Mente Milionária").

Tiago domina como ninguém o marketing (digital), então, quando cadastrei meu email no site dele, eu pude comprovar o que suspeitava: ofertas, ofertas e ofertas. Vê-lo pregar me dá a sensação de mais do mesmo, porque na sua formação de coach ele certamente já leu autores como Napoleon Hill, Stephen Covey e Augusto Cury, que são conhecidíssimos pelos leitores de desenvolvimento pessoal.

Desta forma, creio que Tiago Brunet tem seu espaço e se convém a você o conteúdo e a forma por ele compartilhada, então, que assim seja. Quer comais, quer bebais, faça para a glória de Deus!

Permaneçamos firmes!









Direitos Autorais Preservados