sexta-feira, 7 de julho de 2017

PNL é Pecado? Descubra Agora Se Programação Neurolinguística É Pra Você!




Faço minhas as palavras do pastor Tiago Brunet, "A PNL é como a internet, pode ser usada para o bem e para o mal". 

Mas, você sabe o que vem a ser essa tal PNL (Programação Neuro-linguística)?

"Se você analisá-la, o nome vem de neuro, que se refere ao cérebro, e linguístico, que se refere à linguagem. Programação é a instalação de um plano ou procedimento.

PNL é o estudo de como a linguagem, tanto a verbal como a não verbal, afeta o nosso sistema nervoso. Nossa capacidade de fazer qualquer coisa na vida está baseada em nossa capacidade de dirigir nosso próprio sistema nervoso... 

Ensina-nos como dirigir não só nossos próprios estados e comportamentos, mas também os estados e comportamentos dos outros. Resumindo, é a ciência de como dirigir seu cérebro de uma forma favorável para conseguir os resultados que deseja"¹ [Tony Robbins].

Tá, mas até aí... qual é o mal que há?



Como dito inicialmente, esse mecanismo pode sim se tornar pecado se for usado para manipular as massas. 

Sabe aquele discurso de que "Queridos, se Deus fez na minha vida porque não vai fazer na sua?" ou "Quer chegar aonde cheguei, passe pelo que eu passei"? 

Essas são frases comuns de pregadores da prosperidade para moldar uma mentalidade doadora na congregação. Quando o significado de dízimo e oferta se torna prosperidade material e isso é fixado na mente da pessoa, eis mais um colaborador fiel. 

Simples assim, fabricado com "gatilhos mentais" e outras coisinhas aprendidas na neurociência.



Então, é por isso que muitos pastores consideram a PNL pecado?


Não, não mesmo. Vejo que existe essa associação com a Teologia da Prosperidade sim, mas há aquela natural rejeição por aquilo que se desconhece. 

É esse desconhecimento que faz duvidar de soluções meramente naturais para problemas resolvidos com "libertação", a saber as fobias (medo de falar em público, medo de altura...) e vícios (cigarro, compras...). 

Será que a PNL é encarada como uma rival? Aí, já não sei. Só sei que não se costuma orar quando se está resfriado, apenas se vai à farmácia e se compra alguns medicamentos.

Parece fácil esbravejar contra quando se tem um salário fixo de ministério integral, plano de saúde, casa própria, filhos saudáveis estudando em escola particular e nenhum tipo de problema emocional a se resolver.

Fácil mesmo dizer que é pecado, mas não dizer como obter uma melhora na qualidade de vida e nisso eu penso na mais provável possibilidade: não diz porque não sabe responder. 

Não sabe como melhorar a qualidade do sono, como ter uma vida mais saudável, como melhorar alimentação, concentração nos estudos e ter mais equilíbrio emocional. Não sabe; fato!

Logo, não vou nem usar a Bíblia para ter razão nesse assunto. Não pretendo tê-la. 

Seu life style cristão é atraente para quem? Se você busca melhorar sua produtividade por não estar contente com a vida que tem levado, saiba que você pode sim alcançar seus objetivos com mais praticidade do que jamais imaginou ser possível. 

Quer saber mais sobre PNL? 

Vou deixar aqui um vídeo do Victor Ribeiro sobre o documentário "Eu Não Sou O Seu Guru" de Anthony Robbins, na Netflix - que eu super recomendo e é uma ótima introdução sobre o assunto.



Ah! Curta e compartilhe o blog, a fan page e... #VemComAGente


Bibliografia

1.Poder Sem Limites, Anthony Robbins, Edição Revista, Editora Best Seller, p.37




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados