quinta-feira, 23 de maio de 2019

→ É Pecado Beber Vinho Ou Cerveja? 3 Aspectos [DEFINITIVOS] Para Você Decidir


é pecado beber vinho ou cerveja
Cerveja com a estampa de Martinho Lutero fabricada na Europa quando se comemorou os 500 anos da Reforma Protestante


- Primeiro milagre de Jesus foi multiplicação do vinho!!!!
- É, mas Jesus não bebeu vinho.
- Tá escrito isso? E outra, Paulo aconselha Timóteo a ingerir um pouco dessa bebida por motivos médicos.
- Sim, mas isso é diferente de poder beber.
- Ué, mas o que a Bíblia condena é a embriaguez e não o álcool em si.
- Tá, mas o que dizer sobre "fugir da aparência do mal"?



Por certo você já deve ter presenciado ou participado de um debate assim sobre a temática se é pecado beber. Leia o  artigo até o final e veja:


  • Porque alguns crentes consideram pecado beber;
  • Porque alguns crentes não consideram pecado beber;
  • 3 aspectos que você deve considerar para decidir;
  • Conclusão

Esse tipo de assunto está no que eu chamo de "zona cinzenta", já que não existe uma proibição expressa para não ingerir bebida alcoólica. Na história da igreja protestante o vinho sempre esteve presente e parece que no passado se lidava mais facilmente com essa questão.

A intenção aqui não é ser taxativo, nem colocar uma simples opinião, mas sim lhe dar artifícios para que você (que tem a mente de Cristo) possa construir o seu raciocínio.


Porque alguns crentes consideram pecado beber...


Primariamente,  é notório ser o álcool uma substância viciante, logo, qualquer pessoa pode ter problemas seríssimos advindos de um vício. Perda da família, emprego e até da liberdade são consequência comuns entre os que perdem o controle sobre esse consumo.

Se você não quer que seu filho beba, dê o exemplo. 

O dinheiro economizado com bebida poderá ter melhor proveito.

A sua saúde não perde nada se você se abster.

A sociedade não aceita crente beber e isso, quando acontece publicamente, é motivo de chacota entre os não crentes.

Em Ez44.21 é dito que o sacerdote não deve beber vinho. Como somos todos sacerdotes depois da nova aliança em Cristo Jesus, então, para nós é pecado beber.

Beber é coisa da velha criatura e se eu me converti de verdade, devo demonstrar essa conversão através da mudança de hábitos. As pessoas querem ver a diferença.

Somados a esses argumentos estão os versículos que expressam a condenação à embriaguez, como por exemplo, Ef 5.18.

crente pode beber vinho ou cerveja socialmente
Cerveja "calvinista" fabricada na Alemanha.

Porque alguns crentes não consideram pecado beber


Porque a questão do vício é subjetiva, ou seja, se você tem fraqueza por uma coisa, não significa que outra pessoa também a tenha. Certos crentes são confessos dependentes de bebidas como café e refrigerante. 

Por que esse vício é tolerado?

Se eu bebo conscientemente, não verei problemas no fato de meu filho beber. É até melhor que ele me veja para que possa matar sua curiosidade comigo e não na rua. 

Terei a oportunidade de lhe ensinar a não ser dominado por nada e especialmente pela bebida.

Porque o terrível problema do vinho e bebida forte está no consumo excessivo e não no consumo moderado.

O vinho possui propriedades terapêuticas comprovadas, é um antioxidante poderoso e faz bem ao coração. A minha saúde não perde nada se eu me abster do refrigerante também.

A proibição do vinho se deu em momentos específicos e só para lembrar que com ela, às vezes, vinham também outras, como por exemplo, abstenção de pão [Dt 29.6].

Não estamos no mundo para ser aceito por ele. A Bíblia diz que para liberdade fomos chamados, então, não preciso da aprovação do mundo para beber ou não beber.

Se eu me converti de verdade, devo manifestar o fruto do Espirito que não é composto pela abstenção de bebida alcoólica. Se beber é pecado, a não abstenção estaria escrita para não deixar qualquer tipo de dúvida no ar.

Provérbios é o livro que contém muitos alertas sobre a embriaguez. Vale lembrar que o seu autor (o rei Salomão) não era abstêmico, ou seja, fazia uso



3 aspectos que você deve considerar para decidir


  1. Cultural
  2. Denominacional
  3. Consciência própria

crente pode beber vinho
Crentes reunidos num bar para um estudo bíblico, Texas, EUA.

Aspecto Cultural para saber se é pecado beber


"O culto foi maravilhoso. A igreja estava cheia e a pregação foi sobre a graça salvadora de Cristo Jesus. Depois da bênção apostólica, eu fui convidado por dois amigos da igreja local a acompanhar uns irmãos para uma pizza ali perto para um momento de comunhão. 

Era uma noite de verão em Lisboa, Portugal, e quando chegamos ao estabelecimento, escolhemos as mesas, fizemos o pedido e surpresa! Eu perguntei aos meus amigos: "Ué, vocês bebem?", com aquela cara de pasmo. Ele me responderam no mesmo tom: "Ué, você não bebe?".

Esta é a típica situação pitoresca pela qual muitos brasileiros passam ao visitar igrejas na Europa. Lá, beber vinho, beber cerveja é amplamente aceito pelos crentes e não crentes. 

Não existe escândalo nisso, o que torna tudo mais fácil para aqueles que optam pela não abstinência.

Inclusive, na comemoração dos 500 anos da reforma protestante, houve edições especiais em homenagem a ícones do protestantismo como Martinho Lutero e João Calvino. Ambos eram adeptos do vinho.

O aspecto cultural deve ser levado sim em consideração, porque a Bíblia relata que somos testemunhas de Cristo na terra. 

O próprio Jesus foi recriminado e chamado de glutão e beberrão por se relacionar com pessoas mal vistas pela sociedade. 

É importante lembrar que Ele não fizera isso para seu bel prazer. Não mesmo.

Até que ponto vale à pena renunciar um prazer pessoal devido à desaprovação dos não crentes? Até que ponto vale à pena não renunciar?


crente pode beber cerveja
Papa Bento XVI comemorando seus 86 anos de idade

Aspecto denominacional para saber se é pecado beber...


A igreja local como qualquer outra organização é composta por pessoas que acabam gerando uma cultura própria com valores e crenças, hábitos e costumes.

Existe uma diversidade enorme no cristianismo. Vertentes nas quais é totalmente aceito o consumo de álcool. 

Por outro lado, há aquelas denominações que afirmam  ser percado o seu consumo. 

O maior perigo quando se tem uma opinião contrária é servir de pedra de tropeço para os irmãos da igreja. 

Ser visto comprando ou consumindo bebida pode gerar confusão na cabeça do novo convertido, principalmente, se você compõe a liderança.

A Bíblia nos diz para sermos benignos e Jesus deu exemplo ao dizer que não existe amor maior do que dar a vida pelos seus amigos. 

Se você está numa denominação que prega a abstenção, então deve levar isso em consideração ao se posicionar sobre o assunto.

Aspecto da consciência para saber se é pecado beber...


Outro importante aspecto é o da consciência, uma vez que Tito em sua carta escreve que todas as coisas são puras para os puros de coração. 

Logo, como uma prática pode não ser pecado se você não se sente bem com ela? Se você faz para agradar os outros e não a Deus primeiramente?

Entendamos que um posicionamento, seja qual for, requer coerência. Você pode se abster por qualquer motivo e se esse motivo é considerar que é pecado beber, então uma simples trufa de licor ou um apetitoso sorvete lhe serão pedra de tropeço. 

Entende?

De igual modo, caso você opte pelo consumo, faça-o em paz. Sem joguetes teológicos que mais geram contendas do que trazem respostas. 

Se conhecer mesmo a Palavra de Deus, saberá muito bem o que lhe é lícito e aquilo que o convém, bem como a respeitar a inconveniência do próximo.

Importante considerar não apenas a própria consciência, mas também a do seu irmão em Cristo, membro da igreja local, pois, Jesus foi enfático sobre aqueles que servirem de pedra de tropeço para os pequeninos.


CONCLUSÃO


O maior desafio nessa questão é conseguir equacionar o problema sob estes três aspectos. Parece mesmo que não beber é bem mais fácil, mesmo para os que entendem não ser pecado.

Raciocine um pouco. Se não é pecado beber, então moderadamente você aconselha beber qualquer bebida ou somente as de teor menos alcóolico? 

É o ato em si, o objeto ou a quantidade dele que faz um crente romper a barreira do pecado?

Se não for pecado beber, então, sentar numa mesa num happy hour também não é pecado? Ou é pecado? Ou não é pecado, mas sim, é inconveniente?

Percebe que são tantas questões para responder...

Que você tenha paz na sua decisão...

Permaneçamos firmes!



Direitos Autorais Preservados