quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Será que a Teologia do Coaching é pecado? MAS, afinal: o que é coaching?



séra mesmo que a teologia do coaching é pecado?


Será que a Teologia do Coaching é pecado? MAS, afinal: O QUE É COACHING?

Coaching é um processo no qual você paga alguém para lhe ajudar a resolver um problema numa determinada área da vida. Através de ferramentas de condicionamento mental, o coach ajuda a pessoa a trilhar um caminho que sozinha ela não conseguiu até então. Se é só isso, então, por que tantos pastores falam mal do tal do coach?

1º motivo: desconhecimento


Outro dia ouvi um pastor pregando quando ele de repente disse: "você não precisa de um evangelho de palestrante motivacional, coach, você precisa é de confronto". Cara, esse irmão está mais por fora do que cebola em salada de fruta. O mais lamentável é que a  platéia aplaudia e endossava a ignorância do preletor. Isto porque um coach está  bem longe de ser um palestrante motivacional, muitas vezes ele é justamente o contrário (se bem que também não detectei o problema com as palestras motivacionais até agora, mas tudo bem). É aconselhável ao menos passar por um processo, conhecer a formação, entender a proposta e, então, tecer uma conclusão. Não é assim que Deus disse a Samuel: o homem julga a aparência, mas eu sondo os corações?


2º motivo: crença limitante


O cara tem arraigado na cabeça que sempre foi assim e pronto. Acabou. O desconhecido é sempre "modinha" e se esquece que o próprio Jesus veio trazer novidade de vida. Não tento forçar uma interpretação bíblica ou buscar nela qualquer respaldo. Penso que se não lhe convém, amém; coisa feia é querer impor sua inconveniência aos outros.



3º ciúmes


Não? Todos lidam bem ao saber que sua ovelhinha está buscando aconselhamento com um profissional? Fica a pergunta. Como já disse aqui em outro artigo 
É comum se chegar a conclusão de que questões naturais podem ser resolvidas de forma natural com ajuda de quem se capacitou para isso. Quem lhe passa um livro por mês pra ler e pede para você resumir cada capítulo e explicar o que entendeu. Quem lhe ensina não apenas a fazer um projeto de vida (vago) para ano seguinte, mas estabelece prazos. Quem lhe ajuda a avaliar seu desempenho na melhoria proposta e lhe ensina a pensar nos seus próprios equívocos, deficiências e conflitos. Quem coloca o dedo na sua cara e diz: você está errado!
Enfim, cada coach tem a sua maneira de trabalhar, mas em suma a órbita é essa mesmo. Toda glória pertence ao Senhor e a sabedoria Ele concedeu a todos. Isso pode ser irritante a certos crentes, porém, é uma verdade inquestionável. Será mesmo que faz parte do chamado "pegar leve" por medo de ser substituído e perder o salário? Será mesmo que é bem melhor dizer apenas o que fazer sem ensinar como fazer até porque também não sabe muitas vezes?
A reflexão que deixo é esta: Jesus não veio para os sãos, veio para os doentes. Há os que se acham de pé, se acham firmes, profundos conhecedores do verdadeiro evangelho e não desse evangelho por aí... É bom lembrar que quem tomará vingança dos que não obedecem o Evangelho é Deus! Então, deixemos Deus ser Deus e sejamos apenas servos :)
Permaneçamos firmes!

...................................................................
se vc quiser saber Como Deus Pode Restaurar Seu CASAMENTO, então CLIQUE AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados