quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como Pregar Para Adolescentes Cristãos


Você sabe pregar para adolescentes?


Às vezes me sinto meio dividida! Às vezes nem sei o que tenho que fazer, isso piora quando minha mãe fala do meu pai, e o meu pai fala da minha mãe, se eu defendo meu pai, ela diz que eu só defendo ele, se eu defendo minha mãe, ele diz que eu só defendo ela! É ai que eu as vezes finjo que não estou escutando, e não falo nada!


Sei que na Bíblia diz que devemos honrar pai e mãe[1], mas sabe vou confessar, eu respondo eles. Sei que é super errado, que Deus não se agrada mas eles às vezes estouram meu limite de paciência e eu infelizmente respondo eles, principalmente minha mãe. De vez em quando discutimos, e a frase dela sempre é a mesma: "É ISSO QUE VOCÊ APRENDE NA IGREJA?", é claro que não mais ela pede pra ser respondida! Mas eu não gosto disso! Mas com tudo isso me dou super bem com ela! 



¹"Honra teu Pai e Tua Mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o Teu Deus, te dá." Êxodo 20:12



Isa, Adolescente Cristã.



Cara, fico imaginando o que pretende uma mãe ao dizer à sua filha: é isso que você aprende na igreja? Essa frase é sinônimo, se não estou enganado, de “se é para ser assim, melhor cair fora”, ou seja, uma infeliz e subliminar sugestão. A adulta tão madura esquece ter gerado um ser humano dotado de uma mente pensante. A luta pela sobrevivência a faz esquecer que o seu bebê precisa muito mais do que comida e uma TV de plasma.

Para tal situação vivenciada por milhares de adolescentes cristãos é que seus líderes precisam se atentar. Afinal, você pode se esmerar na elaboração de dinâmicas durante um retiro ou outro. Você pode gastar tempo pensando em estratégias para atrair e manter os adolescentes nos cultos, porém, nada disso irá adiantar se não vier acompanhado das respostas. Todos as desejamos, muitos mais aqueles que transitam numa mutação físico-emocional.

Seja didático sem perder a biblicidade, sem trocar o cristocentrismo pelo entretenimento apenas. Todo seu esforço terá sido em vão se a sua mensagem não tiver aplicação prática já nas manhãs de segunda-feira (quando o assunto dos adolescentes é a farra do final de semana). Adolescentes fortes são nutridos com a porção da Palavra de Deus que lhes faz sentido. De que adianta formatar aulas nas quais o conteúdo se parece demais com as do colégio? Não dê pão para quem tem sede.

Saber um versículo não significa conseguir pô-lo em prática. Que o “que” seja acompanhado do “como”. Porque pais, sejam evangélicos ou não, têm atrapalhados demais a vida espiritual de muitos adolescentes. Isso é contraditório, confuso e requer deles uma dose maior de sabedoria. Não apenas para falar, porém, principalmente para ouvir e se calar. Adolescentes são capazes sim de dominarem suas emoções por meio do Espírito Santo de Deus. Basta que alguém lhes ensine como. E que alguém mais acredite nisso além deles mesmos.

Permaneçamos firmes!

Acesse também


Deus Quer Usar Os Adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direitos Autorais Preservados