quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Reforma Protestante Dos Nossos Dias

É comum achar que o poder de quem tem um microfone na mão é muito maior porque se pode falar para um número considerável de pessoas e influenciá-las com um discurso persuasivo. Mesmo um blog, pode ser considerado uma ferramenta e tanto pela oportunidade de comunicar idéias aos quatros cantos do mundo. Pois, eis que nada pode marcar mais do que a convivência, seja ela boa ou ruim.

Cada um de nós é capaz de se lembrar daquele professor que pegava no pé, nos tempos da escola. Ou daquele colega que era o líder da turma e sempre puxava as brincadeiras. Quando novo convertido, como não se lembrar daqueles que com paciência sanaram as dúvidas mais básicas sobre a fé cristã? Conversas casuais, às vezes, na cantina da igreja, na condução etc. Aqui estão os campos mais propícios para plantar a semente protestante.

Porque ao andar muito com alguém é comum adquirir certas manias, gírias, enfim... é o espelhamento natural chamado de "rapport" que facilita a troca entre os seres humanos. Portanto, não fique apenas sonhando com o dia em que você poderá pregar no púlpito de sua igreja e dizer o que ninguém tem coragem de dizer. Talvez a você, já seja dado a oportunidade de marcar sua geração 1x1. Então, não se engane, afinal, uma pregação impactante é lembrada somente por breves dias e depois não mais.

É assim o processo de digestão do conhecimento. Mesmo um bom texto, se não relido com frequência, cai no esquecimento. Agora, um bate-papo descontraído, seguido de outro e mais outro... nos quais o pensar é alçado à importância vital e o questionamento prática de fé... tem um efeito a longo prazo muito mais eficiente e eficaz. Até porque, mesmo pregando a multidões apenas dez porcento reterão o que você intentou passar.

Logo, prossiga como um bom semeador sem se preocupar com quantidade. Enquanto uns gritam continue conversando. Enquanto uns querem espada continue incitando o debate saudável acerca das questões da fé cristã, porque sempre haverá pelo menos um que lhe ouvirá. E sempre haverá mais um para ouvir este um que lhe ouviu e mais um para ouvir este mais um e mais um... e mais um... Pois, desta forma, começaram as maiores revoluções da História.

Permaneçamos firmes!

Este blog é melhor visualizado com o Mozilla Firefox.
Qual é a sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui, pois, ele é muito importante.
Achou o artigo de utilidade pública? Compartilhe. Clique nos botões abaixo e divulgue o Pregação dos Loucos:






5 comentários:

  1. Muito bom o texto!
    Me identifiquei muito!
    A pegada é essa mesmo.. esqueça as multidões.. preocupe-se com quem está do seu lado.

    ResponderExcluir
  2. Nunca me esquecerei dessa cena: http://farm5.static.flickr.com/4066/4464471805_5d9b9b93a0.jpg (O CARA AO LADO É A SUA ÁFRICA). Temos nos preocupados tanto em alcançar os que estão longe, em levar a Palavra às multidões, em realizar eventos de grande impacto que temos nos esquecido dos filhotes que estão em nosso ninho pedindo alimento, temos deixado que eles morram de fome. Muitos têm ganhado almas tão longe e se esqueceram de ganhar seu vizinho, seu parente, seu amigo. Logo com eles que seria mais fácil pregar, pelo fato de ter muito contato e não precisar de muitas palavras, só um bom testemunho. Será que é nesse bom testemunho que está o erro? Não sei... Só sei que comigo foi assim. Quando comecei, Deus me deu um amigo, meu instrutor de Auto-Escola, que me ensinava a Palavra em todas as aulas. Cada um daqueles 50 minutos foram de grande valor para minha vida espiritual. Depois que acabaram as aulas, Deus me deu um vizinho. E assim por diante, fui ensinado passo a passo, até que engrenei na estrada e agora ensino a outros.
    Parabéns, André. Que você continue sendo boca de Deus para nos recordar da mais importante das pregações: o cuidado 1x1!

    ResponderExcluir
  3. Tremendo testemunho, Walysson. Também me recordo com prazer das idéias trocadas após o culto, no início de minha caminhada. Questões difíceis eram o combustível que aumentava a leitura da Palavra e permeava minha mente com as coisas que são do alto.

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, acho também que é dessa forma que as coisas funcionam. Um testemunho de vida vale mais do que mil palavras.

    A Paz!

    ResponderExcluir
  5. Amém, Poeta Carlos! Deus seja louvado.

    Apareça sempre...

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir

Direitos Autorais Preservados