segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

2010: o Ano da Pertubação!


Sai ano, entra ano e é lugar comum nas igrejas evangélicas a adoção de um lema para os próximos 365 dias. Não que eu seja contra, pelo contrário, tanto que resolvi aderir à idéia: 2010, o Ano da Pertubação!

Por que disto? Bem, recentemente eu conversava com um amigo e ele me dizia sobre a diferença dos dias atuais para os tempos bíblicos e sobre a questão de não haver mais perseguição ao evangelho fora dos países onde não existe liberdade religiosa. Eu ponderei dizendo residir aí o grande problema: o que se chama de evangelho não é o Evangelho, pelo menos não o do Reino pregado por João Batista e o próprio Senhor Jesus. Todos sabemos dos erros doutrinários disseminados pela tv e pelos púlpitos do mundo afora, entretanto, cuido para não ser repetitivo e prefiro olhar o outro lado da moeda. Sim, porque nem todos são adeptos das megalomanias modernas, então, tentamos manter-nos longe do que tão claramente é equívoco. Por outro lado, o que temos apresentado como contra-partida?

Porém, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui...
At 17.6


E
ra assim que a sociedade da época classificava os cristãos, os que têm alvoroçado o mundo, aqueles que pertubavam a ordem das coisas. Eles não faziam marchas "pra Jesus", não incitavam luta armada nem eram contra as autoridades civis da época, simplesmente faziam aquilo para o qual tinham sido chamados, ou seja, pregar o Evangelho. Sinceramente... seja sincero consigo mesmo e responda: é o que temos feito, nós que não pregamos prosperidade nem qualquer outro tipo de invencionice?


Reparo muitas vezes um amor piegas no tratamento com aqueles que visitam os templos, uma preocupação hercúlea para a pessoa se sentir bem, ela tem que se sentir bem e pronto. Não se pode pregar de tal forma que ela se sinta melindrada, não se pode fazer "dodói" se não ela nunca mais volta. Desta maneira, cometemos os mesmos erros que muitas vezes criticamos e acabamos sendo um sal insípido que para nada serve. A Bíblia é clara. Se "todo aquele que nele crê não pereça, mas, tenha a vida eterna" então "todo aquele que nele NÃO crê perecerá e NÃO terá a vida eterna". Ponto. Isto é a justiça de Deus, gostando o ouvinte ou não.

Estou enfadado de mensagens que fazem rir, que apresentam um deus-avô que é incapaz de castigar alguém. Há uma tendência em não se falar mais de juízo, inferno, ranger de dentes, aflição, tribulação, etc. Soa como um desejo de que nós sejamos aceitos, que nós sejamos queridos por todos e todos vejam o quanto somos legais e carinhosos; aquela coisa bem piegas de patota, sabe... Como resultado, os cristãos que antes eram mal-vistos pela sociedade e pelos políticos, hoje, recebem títulos de cidadão honorário em sessões solenes nas câmaras municipais.

P
recisamos de pertubação. Pode alguém se converter sem se pertubar, sem se angustiar ante a santidade de Deus em contraste com seus pecados e sua imundície, seus fardos e o odor de suas enfermidades? Alguns podem se gabar e fazer chacota dos tele-mercenários, mas, por outro lado... o que dizer de seus cultos 3x4, sempre com uma palavrinha "chá-com-pão", insossa, e um louvor arrastado... aqueles jargões tipo "vire para o irmão do seu lado e diga...", "levante suas mãos, adore a deus", "quem tá feliz dá glória a deus", "eu profetizo que hoje é o dia do seu milagre", "algo sobrenatural vai acontecer aqui hoje", "eu sinto uma atmosfera diferente" e por aí vai. Detalhe: existe uma falta de conhecimento bíblico medonha! Inacreditavelmente, há pregadores, líderes e outros, que mal conhecem as Escrituras, não tem intimidade, sabe como é? Prega-se tanto no Antigo Testamento, porém, nunca se prega sobre as profecias de juízo e sobre a Lei. Coincidentemente, o apóstolo Paulo diz que a Lei expõe o pecado... ahn... então, acho que é isso. Falar de pecado? Não, não... cuidado para não magoar o visitante.


Nela, não comerás levedado; sete dias nela comerás pães asmos, pão de aflição (porquanto apressadamente saíste da terra do Egito), para que te lembres do dia da tua saída da terra do Egito, todos os dias da tua vida. Dt 16.3.

Quando esta geração insossa terá entendimento sobre os atributos de Deus? Dá para compreender que ELE exigia que os pães asmos fossem comidos durante uma festa? Não num dia de sepultamento ou lamentações, mas num dia de celebração para que o povo nunca se esquecesse de onde o Eterno havia lhe tirado. Nosso Deus é um Deus de pertubação! Dia de festa, pães da aflição! Jesus não veio trazer paz, mas, espada! Veio contrastar, veio inquietar, então, porque temos nos conformado com este século, irmãos? Se não meter o dedo na ferida, ela nunca sarará. Se não expusermos os pecados, não haverá arrependimento, porque, não posso me arrepender do que não sei do que se trata. Não há como buscar se santificar se a vileza da nossa natureza não é exposta na nossa cara a fim de nos confrontar. Não pregar sobre juízo é desonestidade, é não contar toda a história, é ser omisso e irresponsável com o dever de ministrar a santa Palavra, é ter parte na condenação de muitos...

Eu quero ser pertubado! Não quero ouvir mais só sobre promessas, pois, a da vida eterna me é suficiente. Ele nos escolheu, nos reconciliou com ELE e voltará para nos buscar! Eu quero pessoas que me pertubem com pregações confrontantes e me ajudem a buscar mais santidade. Pregadores como Paulo Júnior, Leonard Ravenhill, David Wilkerson, Paul Wahser, Tim Conway, Mark Discroll e John Piper. Incito você, meu caro leitor, não a ser um rebelde-sem-causa, não; apenas a pregar a Palavra com coragem. Seja franco. Não tenha medo de ser tachado como diferente, ser discriminado, ser deixado de escanteio; resista!


Resista!



Porque alguém tem que ter a cabeça numa bandeja de prata...




Alguém...


E que venha a pertubação!


=============================================

*Na seção Papo Tube, The Obama Deception 2009.


2 comentários:

  1. engraçado como a confirmação vem; ontem estava pensando e lembrando de como tenho feito evangelismo, dizendo pra pessoa q queremos ser sua amiga, que podemos aprender com ela e ela conosco para vir nos fazer uma visita e bla bla bla e se cria um clima gostoso, faço amizades, abraço pessoas e é tudo tão lindo e algo me intrigou cadê Jesus nesse discurso? Cadê “Jesus pode quer e vai mudar a sua vida... basta vc querer sair dessa meu jovem” de fato estamos mais preocupados com o ego das pessoas do que com a sua salvação.
    E isso me levou a orar a Deus pedindo que Ele novamente coloque suas palavras em minha boca e eu volte a ser um profeta de fato, aquele que prega contra o pecado.
    Mais uma vez obrigado irmão André... mesmo distante estamos juntos.

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu aliado Léo, precisamos ter noção exata da responsabilidade que está sobre nós enquanto ministros da Palavra. Muito legal ter a condição de geração eleita e sacerdote santo, porém, com ela vem os deveres. Pena, eles não serem enfatizados... daí advem a displicência que conduz a um estado de insipidez. Sejamos nós os que pertubam a cidade pela loucura da pregação!

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir

Direitos Autorais Preservados